• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2022.tde-24022023-122022
Document
Auteur
Nom complet
Vera Milhome Vasques
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2023
Directeur
Jury
Cardoso, Mauricio (Président)
Freire, Mariana Baltar
Leite Junior, Jorge
Nascimento, Silvana de Souza
Titre en portugais
Teoria e carne: investigações sobre a pós-pornografia no cenário audiovisual brasileiro
Mots-clés en portugais
Análise fílmica
Pornografia
Pós-pornografia
Sexo
Sexualidade
Resumé en portugais
Este trabalho tem como objetivo investigar o cenário da pós-pornografia audiovisual brasileira. Para isso, são analisadas quatro obras: Filme para poeta cego (Direção: Gustavo Vinagre, 2012), Alfredo não gosta de despedidas (Direção: André Medeiros Martins, 2018), Latifúndio (Direção: Érica Sarmet, 2017) e o videoclipe Ménage a coyote (Coletivo Coiote e Anti-Projeto Anarco Fake, 2020). A pesquisa utiliza o método de análise fílmica, com forte inspiração nas obras de Ismail Xavier, para entender como o que está presente na forma fílmica dialoga com o mundo social. Também procura demonstrar que a questão do reconhecimento percorre todos os filmes analisados e que questões políticas envolvendo a necessidade de aceitação e existência estão presentes em todas as obras, ainda que pese a grande diferença entre elas. No Brasil e na América Latina, o conteúdo das obras pós-pornográficas é mais engajado em questões sociais e políticas do que muito do que é produzido nos países centrais do capitalismo.
Titre en anglais
Theory and flesh: investigations into the Brazilian audiovisual post-pornography scene
Mots-clés en anglais
Film analysis
Pornography
Post-pornography
Sex
Sexuality
Resumé en anglais
This dissertation aims to investigate the Brazilian audiovisual post-pornography scene. For that purpose, the following pieces of cinematic art are herein analysed: Filme para poeta cego (directed by Gustavo Vinagre, 2012), Alfredo não gosta de despedidas (directed by André Medeiros Martins, 2018), Latifúndio (directed by Érica Sarmet, 2017), and the videoclip/short film Ménage a coyote (Coletivo Coiote e Anti-Projeto Anarco Fake, 2020). The research applies filmic analysis to understand how filmic form relates to the social world. It also discusses and demonstrate issues of recognition and acceptance (as well as those arising thereof) as shared elements by all four titles despite their clear dissimilarity. In Brazil and Latin America, the content of post-pornography tends to be more socially and politically engaged than much of what is produced in core countries.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2023-02-24
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.