• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2022.tde-06102022-140947
Document
Auteur
Nom complet
Rubens Pereira da Silva Alves
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2022
Directeur
Jury
Caretta, Elis de Almeida Cardoso (Président)
Ferraz, Aderlande Pereira
Gil, Beatriz Daruj
Melo, Pedro da Silva de
Titre en portugais
Resenha crítica de canções: análise da escolha lexical como estratégia argumentativa
Mots-clés en portugais
Canções
Ensino de língua portuguesa
Léxico
Resenha crítica
Resumé en portugais
Esta pesquisa tem o objetivo de apresentar como proposta didática a produção de uma resenha crítica de canções, em Língua Portuguesa, para o 8º ano do ensino fundamental, valendo-se da análise da escolha lexical como estratégia argumentativa, além de analisar os resultados das produções textuais escritas pelos alunos. A partir de um projeto de rádio na escola onde esta pesquisa foi aplicada, objetiva-se aproximar as atividades da vida escolar com o ensino de língua portuguesa, tornando-o contextualizado e significativo. A opção por trabalhar em sala de aula com o gênero resenha crítica de canções possibilitou aos estudantes dialogarem entre si e argumentarem acerca de suas preferências musicais, além de serem apresentados a algumas canções reconhecidas no cânone brasileiro. Os aportes teóricos para este trabalho centram-se nas contribuições sobre a concepção de língua como atividade social (CASTILHO, 1994); sobre os gêneros como organizadores da atividade discursiva (BAKHTIN, 2011); e sobre os elementos que compõem uma resenha crítica (ANDRADE, 2006); (MACHADO; LOUSADA; ABREU-TARDELLI, 2004); (MOTTA-ROTH; HEDGES, (2010). Em relação ao trabalho em sala de aula, recorremos a Antunes (2009; 2012) para orientar o ensino do léxico, a Koch e Elias (2012) para o ensino do texto, e a Dolz; Noverraz; Schnuewly (2004) para a organização modular da sequência de atividades. Espera-se que os alunos participantes desta pesquisa estejam aptos a analisar as relações de sentido presentes em letras de canções, a relacioná-las aos seus aspectos multimodais e a empregar adequadamente o léxico, a fim de produzir uma resenha crítica de canções
Titre en anglais
Critical review of songs: analysis of lexical choice as an argumentative strategy
Mots-clés en anglais
Critical review
Lexicon
Portuguese language teaching
Songs
Resumé en anglais
This research aims to present as a didactic purpose a writing of a critical review of songs, in Portuguese language, to 8th grade Elementary School students, making use of lexical choices as an argumentative strategy. From a radio project set in the school where this research was applied, it is intended to approach students daily life to Portuguese language teaching, becoming contextualized and meaningful. The choice of teaching critical review of songs in classroom made dialogue among students possible, concerning their musical preferences, as well as being introduced to some well-known songs in Brazilian canon. The theoretical approaches for this work is based on the contributions about language as a social practice (CASTILLO, 1994); genders as organizers of discursive activity (BAKHTIN, 2011); and the components of a critical review (ANDRADE, 2006); (MACHADO; LOUSADA; ABREU-TARDELLI, 2004); (MOTTA-ROTH; HENDGES, 2010). Considering language teaching in classroom, we appeal to Antunes (2009; 2012) to guide the lexical teaching, to Koch and Elias (2012) for the text teaching and to Dolz; Noverraz; Schneuwly (2004) to organize the modular stages of didactic activities. It is expected that the participating students of this research be able to analyze relations of meaning in song lyrics, as well as to relate to its multimodal aspects, and to use lexicon properly, in order to write a critical review of songs
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2022-10-06
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.