• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.8.2017.tde-08022017-131126
Documento
Autor
Nome completo
Maria Ângela Padovani
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2017
Orientador
Banca examinadora
Amado, Rosane de Sa (Presidente)
Goldstein, Norma Seltzer
Souza, Paulo Chagas de
Tenani, Luciani Ester
Título em português
A escrita ortográfica no sexto ano do Ensino Fundamental
Palavras-chave em português
Consciência fonológica
Ensino da escrita
Ensino Fundamental II
Norma ortográfica
Sexto ano
Resumo em português
Este trabalho teve como escopo detectar mecanismos presentes no processo de produção escrita de alunos que chegam ao sexto ano do Ensino Fundamental sem o domínio ortográfico esperado nesse nível de escolaridade, considerando o sexto ano como momento nodal para um apoio fundamentado àqueles que apresentem defasagem. Para tanto, analisa produções de quatro alunos de uma escola pública estadual da capital paulista, com base em postulados da Fonética e da Fonologia, em que são observadas as possíveis relações entre a consciência fonológica do português brasileiro e os processos de escrita. Reflexões da Psicolinguística concorrem para o entendimento de que os erros dos alunos são índices a serem considerados para intervenção didático-pedagógica. Para sintonizar intervenções na escola, postulados da Teoria da Atribuição Causal, voltados para a educação, são propostos com o intuito de compreender a disposição dos alunos diante das dinâmicas de ensino e aprendizagem. Uma sistematização das normas ortográficas do português embasa sugestões de abordagens em sala de aula para superação dos problemas apontados.
Título em inglês
Orthographic writing in the Sixth grade of elementary school
Palavras-chave em inglês
Elementary School
Orthographic norms
Phonological awareness
Sixth grade
Teaching writing
Resumo em inglês
This dissertation aims to describe the mechanisms involved when sixth-grade students do not achieve expected levels in orthography. The sixth-grade is considered a critical time to provide appropriate support for those students who are under-achieving. Psycholinguistics have postulated that student errors are indicators of the need for pedagogical didactic intervention. The study analyses the written work of four students from a public school in the State of Sao Paulo, from a Phonetic and Phonologic perspective. A relationship between phonological awareness of Brazilian Portuguese and writing processes was observed. To understand the engagement of students with teaching and learning, the Attribution Theory is suggested in order to adjust school interventions. A system of Portuguese orthographic norms was part of the research, along with suggestions for practical intervention.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2017-02-08
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2019. Todos os direitos reservados.