• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2020.tde-13062020-184339
Documento
Autor
Nombre completo
Samara Gabriela Leal França
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2020
Director
Tribunal
Condé, Valéria Gil (Presidente)
Araujo, Mariangela de
Martin, Vima Lia de Rossi
Souza, Paula da Costa
Título en portugués
O lugar onde vivo: uma experiência de leitura, escrita e (re)construção de identidade
Palabras clave en portugués
Aluno protagonista
Aluno-autor
Leitura literária
Memórias literárias
Pedagogia da autonomia
Resumen en portugués
Compreender a leitura e a escrita como instrumento de poder que dá voz e favorece o protagonismo crítico do indivíduo na sociedade é fundamental ao trabalho docente, sobretudo, aquele realizado nas escolas públicas. Este trabalho tem por objetivo discorrer sobre as contribuições do gênero memórias literárias para a melhoria da leitura e a escrita do aluno-autor, que produz e por suas produções são formados, de maneira dialógica, ideologicamente. Para tanto, apresentamos os resultados obtidos com uma pesquisa-ação realizada no curso de Mestrado Profissional em Rede Aberta- PROFLETRAS /USP. Aqui, narramos o caminho trilhado e realizamos a análise das atividades desenvolvidas no projeto de ensino, como também, de quatro produções finais, que pressupõem o aluno como protagonista no processo de ensino-aprendizagem. O aporte teórico baseia-se no conceito da pedagogia da autonomia postulado por Freire (1987/1996); na perspectiva da literatura como espaço subjetivo e de construção identitária, conforme Petit (2013); e nos elementos composicionais do gênero, segundo Bosi (1979/2003) e Marcuschi (2011). Além disso, apresentamos algumas contribuições teóricas de Candido (2004) para refletir sobre "O direito à literatura"; Bakthin (1997) e Voloshinov (1999), que subsidiam reflexões sobre as relações dialógicas e conceituam os gêneros discursivos. Vários outros autores, como Koch e Elias (2010), contribuíram para tecermos considerações acerca da leitura e da escrita. Por fim, Rojo (2006) subsidiou a análise do processo de letramento dos alunos envolvidos. Os resultados são bastante reveladores e apontam para a necessidade de novas perspectivas de leitura e escrita escolar, em que se respeite a subjetividade, a liberdade, a autonomia e a emancipação dos sujeitos envolvidos.
Título en inglés
The place where I live: an experience of reading, writing and (re)building identity
Palabras clave en inglés
Literary memories
Literary Reading
Pedagogy of autonomy
Pupil protagonista
Pupil-author
Resumen en inglés
Understanding reading and writing as an instrument of power - which gives voice and favors the critical role of the individual in society - is fundamental to the teaching work, especially that done in public schools. This work aims to discuss the contributions of the literary memory genre to the improvement of reading and writing of the pupil-author, who produces and by his productions are formed, in a dialogical way, ideologically. For this, we present the results obtained with an action-research carried out in the Professional Master Course in Open Network - PROFLETRAS /USP. Here, we narrate the path taken and analyze the activities developed in the teaching project, as well as four final productions, which presuppose the student as a protagonist in the teaching-learning process. The theoretical contribution is based on the concept of pedagogy of autonomy postulated by Freire (1987/1996); on the perspective of literature as a subjective space and of identity construction, according to Petit (2013); and on the compositional elements of the gender, according to Bosi (1979/2003) and Marcuschi (2011). In addition, we present some theoretical contributions by Candido (2004) to reflect on "The right to literature"; Bakthin (1997) and Voloshinov (1999), which subsidize reflections on dialogic relations and conceptualize discursive genres. Several other authors, such as Koch and Elias (2010), have contributed to our reflections on reading and writing. Finally, Rojo (2006) subsidized the analysis of the literacy process of the students involved. The results are quite revealing and point to the need for new perspectives of school reading and writing, in which subjectivity, freedom, autonomy and emancipation of the subjects involved are respected.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2020-06-15
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.