• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.81.1998.tde-02042003-133924
Documento
Autor
Nombre completo
André Ferrer Pinto Martins
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 1998
Director
Tribunal
Zanetic, Joao (Presidente)
Miranda, Hercilia Tavares de
Robilotta, Manoel Roberto
Título en portugués
O ensino do conceito de tempo: contribuições históricas e epistemológicas.
Palabras clave en portugués
epistemologia
história da ciência
tempo
Resumen en portugués
Tendo como ponto de partida o que poderia ser chamado de "epistemologias históricas da ciência", delineia-se uma concepção de ciência que se insere, mais amplamente, numa teoria dialética do conhecimento, em contraposição a uma visão metafísica. Busca-se em seguida explicitar a relação entre tais epistemologias e a prática pedagógica, emergindo disso nossa opção por uma educação dialógica e libertadora, da qual se depreende, entre outras coisas, a relevância da história da ciência sob diversos aspectos. Fundamentado nessa perspectiva, aborda-se o conceito de tempo, de extrema importância no âmbito da física, resultando na construção de um texto, destinado preferencialmente a professores de ciências, a partir da re-leitura de uma pesquisa histórica sobre esse tema.
Título en inglés
Teaching the concept of time: historical and epistemological contributions.
Palabras clave en inglés
epistemology
history of science
time
Resumen en inglés
Starting from what may be called "historical epistemologies of science", we elaborate a conception of science which may be classified in a general way as a dialectical theory of knowledge, as opposed to a metaphysical point of view. We then explore the relation between such epistemologies and pedagogic practice, from which emerges our option for a dialogical and liberative education, which in turn emphasizes, beside other things, the relevance of history of science under various aspects. Bared on such perspective, we study the concept of time, which is extremely important in physics, and as a result, after re-reading a historical research on this theme, construct a text aimed primarily at science teachers.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
dissertacao.pdf (491.49 Kbytes)
Fecha de Publicación
2003-07-29
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.