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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.81.2014.tde-03122014-115014
Documento
Autor
Nome completo
Paulo Henrique de Souza
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2014
Orientador
Banca examinadora
Zanetic, Joao (Presidente)
Almeida, Maria José Pereira Monteiro de
Fagundes, Maria Beatriz
Kawamura, Maria Regina Dubeux
Menezes, Luis Carlos de
Título em português
Epistemologia e cultura no ensino de física: desvelando os conceitos de tempo e espaço
Palavras-chave em português
Ação cultural
Bachelard e Freire
Perfil epistemológico
Tempo e espaço.
Resumo em português
Este trabalho tem por objetivo principal investigar a relação entre epistemologia e cultura no ensino de física. Para isso, estudamos dois conceitos de base, tempo e espaço, nos seus aspectos multiconceituais e culturais. Como referência para esse estudo, utilizamos as noções de perfil e obstáculo epistemológico propostas pelo epistemólogo francês Gaston Bachelard. Em sua obra A filosofia do Não, ao propor e analisar seu perfil epistemológico do conceito de massa, Bachelard utiliza, nas explicações das diferentes escolas filosóficas que o formam, elementos próprios da sua cultura como, por exemplo, a conduta da balança, identificada com o seu trabalho nos correios e no laboratório de química. No entanto, não se aprofunda nem define a noção de cultura que utiliza. Sendo assim, adotamos a ação cultural freireana como o nosso referencial cultural, pois entendemos que a cultura como criação humana nos possibilita uma análise do perfil epistemológico mais ajustada com a proposta bachelardiana. Além disso, os níveis de consciência apresentados por Freire são referência para a nossa análise da presença da física na cultura, algo que também está em nosso objetivo. O estudo empírico, que tem na construção do instrumento de coleta de dados um dos nossos desafios, foi realizado em duas instituições da cidade de Guarulhos, uma de nível básico e outra de nível básico e superior. Foram 150 estudantes participantes da atividade de sala de aula, na forma escrita, sendo que 25 deles foram entrevistados. Por fim, destacamos o potencial do perfil epistemológico na análise das concepções de tempo e espaço que identificamos nesse estudo empírico, assim como a presença e influência da cultura como elemento importante na constituição dessas concepções, além da presença da física nas áreas racionais desses perfis.
Título em inglês
EPISTEMOLOGY AND CULTURE IN PHYSICS TEACHING: UNVEILING THE CONCEPTS OF TIME AND SPACE
Palavras-chave em inglês
Bachelard and Freire
Cultural action
Epistemological Profile
Time and space
Resumo em inglês
The main purpose of this research is to investigate the relation between epistemology and culture on the physics teaching. To show this, two concepts of base, time and space were studied on its cultural and multi-concept aspects. As a reference to this study, notions of profile and epistemological obstacle were used. In his work, The Philosophy of No, when the concept of mass was proposed and analyzed, Bachelard uses, within explanations of different philosophical schools which he was formed, elements of his own culture, as for example the conduct of the identified balance with his work on the post offices and chemistry labs. However, the cultural notion is not clearly taken further. So Paulo Freire's cultural action was adopted as a cultural reference, because our understanding is that the culture as human creation enables a profile analysis more focused with Bachelard's proposal. Besides, the levels of consciousness presented by Freire are reference to our analysis of the presence of physics in culture, which is also the aim of our work. The empiric study, which is one of our challenges, was made in two schools in the city of Guarulhos, one basic level and another one basic and superior levels. A total of 150 students took part on written form, but only 25 were interviewed. In the end, it is important to emphasize the epistemological profile in analyzing the concepts of time and space that were identified in this empiric study, as well as the presence and influence of culture as an important element on the constitutions of these conceptions, and the presence of physics on rational areas of these profiles.
 
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Data de Publicação
2014-12-04
 
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