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Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.81.2019.tde-09122019-183049
Documento
Autor
Nombre completo
Diana Patrícia Gomes de Almeida
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2019
Director
Tribunal
Pacca, Jesuina Lopes de Almeida (Presidente)
Kirkorian, José Paulo Cury
Penin, Sonia Teresinha de Sousa
Tenorio, Alexandro Cardoso
Villani, Alberto
Título en portugués
Física Moderna e Contemporânea no ensino médio: o livro didático e as representações sociais de docentes
Palabras clave en portugués
Física Moderna e Contemporânea
Livros Didáticos
PNLD
Representação Social.
Resumen en portugués
Nesta pesquisa, investigamos as dimensões, os significados e as contradições do sistema educacional vigente, partindo do desejo de entender: como vem ocorrendo o processo de implementação do Livro Didático (LD) de Física; quais conteúdos da Física estão sendo propostos nos LD do ensino médio; o que os professores entendem por livro didático e qual a Representação Social (RS) do professor sobre a Física Moderna e Contemporânea (FMC). Nesse contexto, nos interessa focalizar as principais diretrizes curriculares do Ensino de Física e conhecer o que vem sendo abordado nos livros didáticos recomendados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) sobre a FMC. Assim, nos pareceu interessante conhecer o que pensam os professores que lecionam a disciplina de física, investigando como as RS podem ser obstáculos para a escolha do LD e para a elaboração de planejamentos pedagógicos subsidiados pelos documentos curriculares oficiais com os textos disponíveis nos livros adotados. Será que as possíveis escolhas dos docentes têm contribuído para a melhoria da educação científica e a formação cidadã? Nesse sentido, esta pesquisa tem o objetivo de analisar as representações sociais de Física Moderna e Contemporânea compartilhadas por um conjunto de professores de física da rede pública de ensino e relacionar a compatibilidade do conhecimento dominado por eles com as escolhas dos livros didáticos de Física e dos seus respectivos conteúdos, visando à formação do cidadão. O que se espera é que os sujeitos desta pesquisa, ao selecionarem os livros do PNLD de Física, optem por livros que discutam sobre ciências e suas tecnologias de forma crítica e consciente, que estejam voltados para a formação contemporânea, capazes de respaldar a compreensão, intervenção e participação do estudante na realidade. A metodologia da pesquisa se baseia em uma abordagem plurimetodológica, a partir da realização de uma triangulação metodológica, já que se utilizou de diferentes métodos e técnicas de coletas - análise documental, questionário, entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados com o auxílio do software Evoc e da análise de conteúdo, que subsidiaram a análise das coleções de física do PNLD, do campo semântico e da estrutura das RS sobre FMC compartilhadas por 110 sujeitos de 4 regiões do país. A análise do campo semântico da FMC nos mostra que as RS de professores de física tendem a estereotipar gêneros masculinos, tendo sido eleita a palavra Einstein como sendo a mais importante e mais significativa. De forma geral, o sistema nuclear das RS dos sujeitos está organizado em termos ora de conceitos clássicos, ao serem evocados os termos Energia/Luz/Átomo, ora de conceitos modernos, com os termos Relatividade/Dualidade/Efeito Fotoelétrico. A maioria dos entrevistados utiliza como critério de escolha de LD a quantidade de questões. O conteúdo da Física Clássica continua a ganhar destaque nas coleções analisadas, com foco nos exercícios de caráter algébrico. Assim, temos que a RS dos sujeitos sobre a FMC parece não favorecer o desenvolvimento do espírito crítico do aluno, uma vez que os sujeitos tendem a escolher livros que ainda necessitam dialogar com a revolução científica do século XXI.
Título en inglés
Modern and Contemporary Physics in high school: the textbook and social representations of teachers.
Palabras clave en inglés
Modern and Contemporary Physics
National Book and Teaching Material Program.
Social Representation
Textbooks
Resumen en inglés
In this research, we investigate the dimensions, meanings and contradictions of the current educational system, starting from the desire to understand: how the process of implementation of the Textbook (LD) of Physics has been taking place; what the contents of Physics are being proposed in the high school textbooks; what teachers understand by textbook; which is the Social Representation (RS) of the professor on Modern and Contemporary Physics (FMC). In this context, we are interested in focusing on the main curricular guidelines of Physics Teaching and know what has been addressed in the textbooks recommended by the National Book and Teaching Material Program (PNLD) about FMC. Thus, it seemed interesting to know what the teachers who teach the discipline of physics think, investigating how RS may be obstacles to the choice of the LD and for the elaboration of pedagogical plans subsidized by the official curricular documents with the texts available in the books adopted. Have the possible choices of teachers contributed to the improvement of scientific education and citizen education? In this sense, this research has the objective of analyzing the social representations of Modern and Contemporary Physics shared by a set of teachers of physics of the public schools and to relate the compatibility of the knowledge dominated by them with the choices of the textbooks of Physics and of their contents, aiming at adequate and meaningful training in the learning of this content. What is expected is that the teachers who teach the discipline of Physics in the public schools, when selecting the books of PNLD of Physics, are selecting books that discuss about science and its technologies in a critical and conscious way, focused on contemporary training, capable of understanding, intervening and participating in reality. Therefore, the methodology of the research is based on a pluri-methodological approach and methodological triangulation was performed, since different methods and collection techniques were used -- documentary analysis, questionnaire, semi-structured interview. The data was analyzed with the help of the Evoc software and content analysis, which supported the analysis of PNLD of physics collections, the analysis of the semantic field, and the Social Representation structure of the Modern and Contemporary Physics shared by 110 subjects from 4 regions of the country. The analysis of the FMC in the semantic field shows that the content of social representations of physics teachers tends to stereotype masculine genres when the word Einstein was chosen as the most important and most significant. Overall, nuclear system the RS of the subjects is organized sometimes in terms of classic concepts, when evoked the terms Energy/Light/Atom, sometimes of modern concepts, with the terms Relativity/Duality/Photoelectric Effect. The majority of the interviewees uses the question quantity as the criterion for choosing LD. The contents of Classical Physics that continue to gain prominence in the collections, presenting exercises of algebraic character. Thus, the RS about the FMC seems not to have favored the development of the critical spirit of the student, since it tends to choose books that still need to dialogue with the scientific revolution of the 21st century.
 
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Fecha de Publicación
2019-12-20
 
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