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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.81.2019.tde-10122019-174323
Documento
Autor
Nombre completo
Rafaela Felix Munhoz de Oliveira
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2019
Director
Tribunal
Peres, Anne Louise Scarinci (Presidente)
Guimarães, Yara Araujo Ferreira
Testoni, Leonardo André
Título en portugués
Uma Licenciatura em Física sob o olhar de seus egressos
Palabras clave en portugués
Ensino de Física
Formação inicial de professores
Licenciatura
Parâmetros positivos de formação.
Resumen en portugués
A média brasileira de concluintes em cursos de Licenciatura em Física entre os anos 2000 e 2016, segundo o INEP, é de 14 egressos por ano por instituição. Entretanto, para o mesmo período, uma Licenciatura em Física da Universidade de São Paulo apresenta a média de 60 concluintes por ano, um número muito superior à média brasileira. Esse dado é um indicativo de sucesso da instituição de ensino superior e por este motivo, merece ser foco de investigação. A análise documental de seus projetos políticos pedagógicos e propostas curriculares revelou ainda indícios de pioneirismo dessa Licenciatura em relação à formação de professores oferecida. O pioneirismo da Instituição tem como marco o ano de 1993, quando o curso sofreu uma reestruturação curricular que visou, dentre outras coisas, romper com o modelo de formação 3+1 vigente no país e, através disso, estabeleceu uma identidade curricular para a Licenciatura. Essa "nova licenciatura" como foi apelidada, surtiu efeitos positivos, que puderam ser medidos por meio do crescente número de concluintes no curso a partir daquela data. Desde essa reforma, o currículo e o projeto pedagógico passaram por novas adequações, que visaram tornar a graduação oferecida mais consonante com modelos contemporâneos de formação. Diante disso, essa pesquisa propôs levantar alguns elementos com o intuito de compreender como essa Licenciatura em Física vem acontecendo na prática. Foi escolhido o recorte do olhar dos profissionais formados pela instituição. Para isso, foram realizadas entrevistas em formato de relatos de oito egressos do curso, com a finalidade de se verificarem quais suas opiniões, visões e elementos que foram centrais e marcantes - positiva ou negativamente - na formação. Usando a Análise do Conteúdo, foi possível estabelecer os temas mais recorrentes nas entrevistas, que foram agrupados dando origem às dimensões descritivas: O Momento de crise: a escolha pela Licenciatura; Início da atuação como professor de Física em escola; As disciplinas: visões, opiniões e elementos marcantes. Esses dados possibilitaram compor uma descrição de como acontece o processo formativo na visão dos sujeitos entrevistados. A análise dessa descrição nos permitiu constatar alguns pontos sobre essa Licenciatura em Física: as dimensões de análise evidenciaram que a instituição consegue proporcionar parâmetros positivos de formação ao oferecer ao licenciando disciplinas com enfoques em dimensões epistemológicas da Física, disciplinas que proporcionem aos futuros professores conhecimentos que estão contextualizados com o ensino básico, disciplinas que focalizam a dimensão metodológica e disciplinas que valorizem os aspectos práticos da aula. Apesar disso, parece que não ocorre uma apropriação plena das propostas do Projeto Político Pedagógico da Licenciatura em Física pelos docentes; o curso ainda revigora a dicotomização entre a teoria e prática e persistem desafios remanescentes às mudanças curriculares.
Título en inglés
Degree in Physics under the eyes of its graduates.
Palabras clave en inglés
Physics Teaching
Positive Parameters of Teacher Training.
Teachers Degree
Teachers Initial Education
Resumen en inglés
The national average of graduates in undergraduate courses of Physics Education between 2000 and 2016, according to INEP, is 14 graduates per year per institution. However, for the same period, a Physics Education Degree at the University of São Paulo presents an average of 60 graduates per year, a much higher number than the national average. This data is indicative of the success of the higher education institution and, therefore, deserves to be a research focus. The document analysis of its political-pedagogical projects and curricular proposals also revealed signs of this degree pioneering excellency with respect to physics teacher education. The Institution's pioneering spirit has its starting point on the year of 1993, when the course underwent a curricular restructuring that aimed, among other things, to break with the consecutive (3+1) education model common in the country and, through this, established a curricular identity for the undergraduation. This "new degree" as it was called, had positive effects, which could be measured by the increasing number of graduates. Since this reform, the curriculum and the pedagogical project have undergone new adaptations, all in the direction of making the course more consonant with contemporary models of teacher education. Therefore, this research sought to understand how this Degree in Physics has been happening - and we chose the focus of the professionals egressed from it. For this, semi-structured interviews were conducted with eight graduates of the course, in order to verify opinions, visions and elements that were central and remarkable - positively or negatively - in the course. Through Content Analysis Methodology, it was possible to establish the most recurrent themes from the accounts, which were classified giving rise to the descriptive dimensions: Moment of Crisis: the choice for the Degree; Beginning of the performance as teacher of Physics in schools; The disciplines: visions, opinions and important elements. These data allowed us to compose a description of how the education process happens according to the interviewed subjects. Data analysis elicited some points: the analytic dimensions showed that the institution can provide positive training parameters by offering disciplines with epistemological dimensions approaches in Physics, disciplines that provide future teachers with knowledge that is contextualized with the Basic Education, disciplines that focus on the methodological dimension and disciplines that value the practical aspects of the classes. Nevertheless, it seems that the Political Pedagogical Project proposals are not entirely put into practice. The course still invigorates the dichotomization between theory and practice and some remaining challenges of curriculum change persist.
 
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Fecha de Publicación
2019-12-20
 
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