• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.81.2019.tde-10122019-184454
Documento
Autor
Nome completo
Doris Kohatsu
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Muramatsu, Mikiya (Presidente)
Catunda, Tomaz
Crochik, Leonardo
Título em português
A interação luz-matéria integrando Física na Arte: uma proposta de ensino-aprendizagem para a Educação Básica
Palavras-chave em português
arte .
cor
ensino de ciências
interdisciplinaridade
luz
Resumo em português
Em busca da dissolução de fronteiras disciplinares, elaboramos uma sequência de ensino aprendizagem integrando física e artes visuais de acordo com as habilidades e competências da Base Nacional Comum Curricular. Na dimensão da física, abordamos os conceitos físicos básicos sobre cor utilizando experimentos simples e tecnologias de informação e comunicação , possibilitando o desenvolvimento de habilidades epistêmicas. A dimensão artística abarca os aspectos de motivação e de comunicação pela observação de pinturas e por atividades criativas. A partir da perspectiva de desenvolvimento cognitivo histórico-cultural, fundamentamos a elaboração da sequência de ensino aprendizagem e a análise do desenvolvimento do pensamento conceitual. Investigamos a possibilidade de aprendizagem dos conhecimentos conceitual e epistêmico de Física na disciplina de Arte do ensino básico. Analisamos dados coletados com professoras de Arte da rede pública participantes de um curso de formação continuada. Concluímos que há um potencial da aprendizagem de termos básicos e atividades experimentais de física vinculados ao pensamento concreto.
Título em inglês
The light-matter interaction integrating Physics in Art: a teaching-learning proposal for basic education.
Palavras-chave em inglês
art.
color
interdisciplinarity
light
science teaching
Resumo em inglês
In pursuit of the dissolution of disciplinary boundaries, we have developed a teaching-learning sequence integrating physics and visual arts according to the skills and competencies of the Common National Curriculum (Base Nacional Comum Curricular - BNCC). In the Physics dimension, we approach the basic physical concepts of color using simple experiments and information and communication technologies, enabling the development of epistemic skills. The artistic dimension encompasses the aspects of motivation and communication through the observation of paintings and creative activities. From the perspective of historical-cultural cognitive development, we have based the elaboration of the teaching-learning sequence and the analysis of the development of conceptual thinking. We have investigated the possibility of learning the conceptual and epistemic knowledge of Physics in the Art course for K-12. We analyzed data collected with public art teachers participating in a continuing education course. We conclude that there is a potential for learning basic terms and experimental physics activities linked to concrete thinking.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Doris_Kohatsu_cor.pdf (4.02 Mbytes)
Data de Publicação
2019-12-20
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.