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Doctoral Thesis
DOI
https://doi.org/10.11606/T.81.2019.tde-11122019-163558
Document
Author
Full name
José Luís Nami Adum Ortega
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2019
Supervisor
Committee
Mattos, Cristiano Rodrigues de (President)
Biancolin, Mônica Maria
Camillo, Juliano
Campos, Maria Inês Batista
Martins, Elvio Rodrigues
Title in Portuguese
Contribuições para a teoria e a prática no ensino de física na perspectiva do gênero-atividade
Keywords in Portuguese
Cronotopo
Ensino de física
Gêneros do discurso
Ontologia
Teoria da atividade
Abstract in Portuguese
Neste trabalho, por meio de uma perspectiva integradora de pesquisa e docência, buscamos encontrar contradições, conflitos de interesses e sentidos das práticas educacionais, em espaços e tempos conhecidos, a fim de construir uma visão dinâmica de totalidades das diversas relações humanas nas quais nos inserimos. Para tanto, nós nos apoiamos em reflexões e contribuições dadas à área de pesquisa em ensino de ciências pelo Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências e Complexidade (ECCo), cujas investigações versam sobre atividade, perfil conceitual complexo, gêneros, linguagem, entre outros, fundamentais para o estudo e reconhecimento do envelopamento ou encapsulação escolar como uma das questões latentes e atuais da educação, em particular do ensino de ciências. É na esteira dessas contribuições que, num esforço de unificar referenciais da Teoria da Atividade e dos Gêneros do discurso, propomos a estruturação da unidade de análise gênero-atividade, a fim de permitir a compreensão de totalidades cada vez mais complexas presentes nas relações do conhecimento escolar e cotidiano. Entendemos que a análise dos gêneros discursivos no marco da atividade, ou seja, dos cenários econômicos, sociais e culturais em que se inscrevem as práticas educativas, permite a superação das formas aparentes e imediatas das atividades escolares, possibilitando-nos a compreensão das dinâmicas internas que sustentam seus objetivos, influenciando os modos de ser no mundo e com o mundo de seus estudantes. À guisa de exemplo, apresentamos uma sequência didática experimental, numa proposta de investigação científico-cultural realizada com turmas de primeiro ano do ensino médio, na qual pudemos observar o estabelecimento de mediações entre os contextos escolar e cotidiano, a partir da mobilização de diversos conhecimentos e habilidades dos estudantes, além da verificação de perturbação na rede de atividades e espaços da escola.
Title in English
Contributions to the theory and practice of teaching physics from the perspective of genre-activity
Keywords in English
Activity theory
Chronotope
Ontology
Physics teaching
Speech genres
Abstract in English
In this work, through an integrative perspective of research and teaching, we seek to find contradictions, conflicts of interests and meanings of educational practices, in known spaces and times, to build a dynamic vision of totalities of the various human relationships in which we are inserted. Therefore, we rely on the reflections and contributions given to the area of research in science education by the Research Group on Science Education and Complexity (ECCo). ECCo investigates activity, complex conceptual profile, genres, language, among others science education themes that are fundamental for the study and recognition of school encapsulation as one of the latent and current issues of education, particularly science education. Supported by these contributions, we made an effort to unify references from Activity Theory and discourse genres, proposing the structuring of the genre-activity unit of analysis, to allow the understanding of increasingly complex totalities present in school and daily life knowledge relations. We understand that the analysis of discursive genres within the framework of the activity, considering the economic, social and cultural scenarios in which educational practices are inserted, allows overcome apparent and immediate forms of school activities and to understand their internal dynamics, that support their goals, influencing the ways of being in and with the world of students. As an example of our practice, we present an experimental didactic sequence, in a proposal of scientific-cultural research carried out with first-year high school classes. In this didactic sequence, we could observe the establishment of mediations between the school and daily contexts, emerged from the mobilization of diverse student's knowledge and skills, and we observed as well as the perturbation in the school's network of activities and spaces.
 
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Publishing Date
2020-06-23
 
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