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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.81.2007.tde-13072011-150341
Documento
Autor
Nome completo
Jonny Nelson Teixeira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2007
Orientador
Banca examinadora
Muramatsu, Mikiya (Presidente)
Catunda, Tomaz
Marandino, Martha
Título em português
Categorização do nível de letramento científico dos alunos de ensino médio
Palavras-chave em português
Ensino de Física
Letramento científico
Luz e cores
Óptica
Resumo em português
Este trabalho teve início a partir da leitura de um artigo publicado em revista científica que questionava o letramento científico dos alunos brasileiros, de acordo com a avaliação feita em países pertencentes à OCDE e convidados, onde o Brasil ficou numa das últimas colocações. O objetivo deste trabalho foi elaborar a partir de teorias de pesquisadores da área, um questionário para medir e classificar o nível de letramento científico dos alunos de Ensino Médio, utilizando conceitos básicos de teoria das cores, absorção, reflexão e transmissão da luz e visão para a realização das medidas. De acordo com as respostas dos alunos neste questionário pudemos definir em qual nível de letramento científico os alunos estavam, tendo assim uma visão mais completa dos conhecimentos básicos de Óptica dos alunos, podendo sugerir metodologias de trabalho para que futuramente os professores de Física possam melhorar os níveis de letramento científico dos alunos do Ensino Médio. Mostramos em nossos resultados que o nível de letramento científico dos alunos é muito baixo. São apontadas prováveis causas desse resultado negativo e sugeridas metodologias para o aumento do nível do letramento científico desses alunos.
Título em inglês
Categorizing the level of scientific literacy of high school students
Palavras-chave em inglês
Light and colours
Optics
Physics teaching
Scientific Literacy
Resumo em inglês
This work had beginning from the reading of an article published in scientific magazine that questioned the scientific literacy of the Brazilian pupils, in accordance with assessment made in countries pertaining the OCDE and guests, where Brazil was in one of them finishes places. The objective of this work was to elaborate from theories of researchers of the area, a test to measure and to classify level of scientific literacy of High School students, being used basic concepts of theory of the colors, absorption, reflection and transmission light and vision for realization of the measures. According with the answers of the students in this test, we could define in which level of scientific literacy the students were, thus having one more complete vision of the basics knowledge of optics of the students being able to suggest work methodologies so that future the professors of Physics can improve the levels of scientific literacy of High School students. We show in our results that the level of scientific literacy is very low. Are appointed probable causes of this negative results and suggested methodologies with respect to the increase the scientific literacy level of the students.
 
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Data de Publicação
2011-08-19
 
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