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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.81.2012.tde-13082012-110821
Documento
Autor
Nome completo
Sonia Salem
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2012
Orientador
Banca examinadora
Kawamura, Maria Regina Dubeux (Presidente)
Delizoicov Neto, Demetrio
Martins, André Ferrer Pinto
Megid Neto, Jorge
Menezes, Luis Carlos de
Título em português
Perfil, evolução e perspectivas da pesquisa em ensino de física no Brasil
Palavras-chave em português
Meta-Análise
Pesquisa em Ensino de Ciências
Pesquisa em Ensino de Física
Resumo em português
Ao longo de quase quatro décadas, a área de Ensino de Física no Brasil vem se expandindo e ganhando uma identidade própria, quer como campo de pesquisa, quer como espaço de propostas, intervenções e projetos pautados e planejados segundo o conhecimento produzido na área. Acompanhar a evolução dessa trajetória é fundamental para uma demarcação da área e, sobretudo, para construir uma consciência coletiva da comunidade de pesquisa, ampliar a discussão sobre seus problemas e possíveis rumos. Nessa perspectiva, investigamos a dinâmica de evolução da área de Pesquisa em Ensino de Física no Brasil, desde suas origens até o momento atual, analisando seu desenvolvimento, focos de interesse, tendências e perspectivas. Para isso, tomamos como universo de investigação as dissertações e teses produzidas na área de Ensino de Física ao longo de sua trajetória, desde sua institucionalização, no início dos anos setenta, até o final da primeira década de 2000. Com base nos resultados da pesquisa, discutimos marcos e marcas significativas que dão identidade a essa área, sinalizando tendências e desafios atuais.
Título em inglês
Outlines of the evolution and perspectives of Physics Education In Brazil
Palavras-chave em inglês
Meta-Analysis Topics
Physics Education Researches
Science Education Researches
Resumo em inglês
In the course of the last four decades, Physics Education in Brazil has been intensively developed acquiring a proper and autonomous identity as a field, due both to researches and to a multiple set of activities, propositions and projects based in its investigations results. It seems important to follow the development and evolution of this field in order to allow teachers to be conscious of its meaning, creating collective perceptions, delimiting possible frontiers and contributing to discuss its future perspectives. With this purpose, we investigated the dynamic of the evolution of the Physics Teaching Research in Brazil, from its beginnings to present time. We analyzed a sample of Physics Teaching dissertations and theses produced along the years, in all research centers in Brazil, identifying focus of interests, approaches, arguments and major currents of the production. Our results allow a panoramic overview of its evolution, distinguishing different stages and tendencies and providing significant feedback to identify and face actual and future challenges.
 
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Sonia_Salem.pdf (9.48 Mbytes)
Data de Publicação
2012-08-13
 
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