• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.81.2012.tde-14012013-171553
Documento
Autor
Nombre completo
Vanessa Nobrega de Albuquerque
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2012
Director
Tribunal
Leite, Cristina (Presidente)
Fagundes, Maria Beatriz
Kawamura, Maria Regina Dubeux
Título en portugués
O caso Plutão e a natureza da ciência: uma proposta para alunos do ensino médio
Palabras clave en portugués
Astronomia
Ensino Médio
Natureza da ciência
Plutão
Proposta de ensino
Três Momentos Pedagógicos
Resumen en portugués
Apresenta-se neste trabalho o desenvolvimento e avaliação de uma proposta de ensino que procura promover discussões sobre algumas características do fazer científico com alunos do Ensino Médio de uma escola estadual da periferia de São Paulo. A intervenção é composta de seis atividades que, em conjunto, sistematizam os Três Momentos Pedagógicos - modelo metodológico que procura garantir o uso sistemático da dialogicidade, o que torna possível discutir temas selecionados a partir da problematização das falas dos alunos. A intervenção foi inspirada na mudança de classificação de Plutão, que permite problematizar, por exemplo, a ciência como um processo em construção ou o caráter transitório e temporário do conhecimento científico, a partir dos estudos dos conflitos e divergências que envolveram esse episódio. A história da descoberta e classificação dos planetas do Sistema Solar, os métodos de determinação de distância, diâmetro e massa dos planetas, a definição de planeta e a reclassificação de Plutão estão entre os temas discutidos ao longo da intervenção. O material de análise é composto de trabalhos produzidos pelos alunos ao longo da intervenção e gravações de áudio e vídeo das atividades realizadas, além de uma comparação entre os resultados obtidos em um questionário inicial e final. Embora não tenha sido o foco desta pesquisa, foi possível mapear o aprendizado dos alunos sobre alguns dos temas discutidos na proposta de ensino. Verificamos que os alunos compreenderam que obter estimativas para as dimensões dos corpos celestes não foi e não é um empreendimento simples, dada à magnitude das distâncias envolvidas. Além disso, que tais medidas apresentam certa imprecisão, mas que se tornaram/tornam cada vez mais precisas, devido a novas pesquisas, métodos de medida ou ao avanço tecnológico. Em relação à potencialidade da proposta de ensino em promover um (re)olhar dos alunos para sua concepção sobre ciência, podemos dizer que, após participarem da intervenção, os estudantes estão mais conscientes sobre o processo de construção da ciência. Os alunos, ao comentarem sobre a confiança que atribuem às explicações científicas, apresentaram suas opiniões demonstrando estarem conscientes em relação à possibilidade do erro em algumas resoluções científicas e sobre o caráter transitório da ciência. Além disso, após vivenciarem a intervenção, um número maior de alunos afirmou que as explicações científicas podem mudar, relacionando este dinamismo da ciência ao avanço tecnológico ou a novos estudos e descobertas, decorrentes da própria continuidade da pesquisa. Pode-se dizer que este trabalho parece mostrar que é possível promover um maior entendimento de alunos do ensino básico sobre o processo de investigação científica a partir de uma proposta de ensino com uma abordagem histórico-filosófica da ciência. A expectativa é que esta dissertação possa contribuir com subsídios para que outros professores também realizem discussões desta natureza com seus alunos, considerando um ensino pautado na dialogicidade, tanto para promover uma formação mais crítica em relação à ciência, quanto uma postura mais participativa dos estudantes no seu próprio processo de aprendizagem.
Título en inglés
Pluto case and the nature of science: proposal for education to high school students
Palabras clave en inglés
Astronomy
Nature of science
Pluto
Proposal for education
Secundary education
Three Pedagogical Moments
Resumen en inglés
Astronomy, Nature of science, Three Pedagogical Moments, Pluto, Proposal for education, Secundary education
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2013-04-01
 
ADVERTENCIA: El material descrito abajo se refiere a los trabajos derivados de esta tesis o disertación. El contenido de estos documentos es responsabilidad del autor de la tesis o disertación.
  • MARCHI, F., ALBUQUERQUE. V.N., e LEITE, C. O caso Plutão: uma análise das potencialidades do uso de textos não didáticos no ensino de astronomia. REEC. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, 2012, vol. 11, p. 565-581.
  • ALBUQUERQUE. V.N., e LEITE, C. O CASO PLUTÃO E A NATUREZA DA CIÊNCIA. In XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física, São Paulo, 2011. Anais do XIX Simpósio Nacional do Ensino de Física.São Paulo : SBF, 2011.
  • ALBUQUERQUE. V.N., e LEITE, C. O CASO PLUTÃO E A NATUREZA DA CIÊNCIA: UMA PROPOSTA DE ENSINO BASEADA NOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS. In II Simpósio Nacional de Educação em Astronomia, São Paulo, 2012. Atas do II SNEA., 2012.
  • ALBUQUERQUE. V.N., MARCHI, F., e LEITE, C. Uma análise das potencialidades de textos de divulgação científica sobre o caso Plutão no ensino de Física. In VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Campinas, 2011. Anais do VIII ENPEC., 2011.
  • RODRIGUES, M. S., et al. ASTRONOMIA E CULTURA NAS PESQUISAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS NA ÚLTIMA DÉCADA. In IV Seminário Ensinar com Pesquisa da Licenciatura, São Paulo, 2011. Atas do IV Seminário Ensinar com Pesquisa da Licenciatura., 2011. Resumo. Dispon?vel em: http://fep.if.usp.br/~profis/ATA_EPA_2011/resumos/resumo13.html.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.