• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.81.2006.tde-14092015-151143
Document
Auteur
Nom complet
Elizabeth Zaki Gonçalves Severino
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2006
Directeur
Jury
Kawamura, Maria Regina Dubeux (Président)
Bechara, Maria Jose
Linhares, Marília Paixão
Titre en portugais
Recursos virtuais em aulas de laboratório de física.
Mots-clés en portugais
Ensino de Física
Laboratório Didático
Mecânica
Recursos Virtuais
Resumé en portugais
Embora a tecnologia da informação venha sendo intensamente utilizada para o desenvolvimento de situações de ensino a distância, também é grande o potencial dos recursos virtuais em situações presenciais, em sala de aula. Nesse sentido, o presente trabalho investiga a utilização de laboratórios virtuais, em substituição às atividades de laboratórios didáticos reais. Nesse caso, os alunos fazem uso de imagens virtuais, obtidas a partir da filmagem direta dos experimentos, apresentadas sob forma de filmes e fotos instantâneas. A utilização e interação dos alunos com esses recursos virtuais foram analisadas, em situações envolvendo o conteúdo de Mecânica, em disciplinas teóricas obrigatórias e iniciais do Curso de Licenciatura em Física. Para avaliar o âmbito e eventuais limitações dessas atividades, foram utilizados estudos comparativos entre atividades equivalentes desenvolvidas em laboratórios reais e situações virtuais, tendo sido utilizados como instrumentos de pesquisa tanto relatórios entregues pelos alunos como entrevistas. Os resultados apontam uma certa equivalência do ponto de vista das relações operacionais, elaboração de gráficos e conclusões diretas desenvolvidas pelos alunos. Por outro lado, os alunos expressam certas resistências e, ao mesmo tempo, com a continuidade das atividades, os sentidos dos experimentos reais tendem a diluir-se.
Titre en anglais
Virtual Resources in Classes Physics Laboratory
Mots-clés en anglais
Didactic Laboratory
Mechanical
Physical education
Virtual resources
Resumé en anglais
Computer technologies have been increasingly used in distance education but they also have important role in face-to-face teaching. The present work investigates the implementation of virtual laboratory activities in the place of real didactic laboratories in classroom context. These virtual laboratories make use of digital images and films of real experiments, presented as frame to frame photo instants and sequence films. We evaluate undergraduate students response to mechanical virtual laboratory activities of this type, in the first year of a physics teaching course, through their assessment on designed tasks. We also made use of focus group interviews. Our results suggest the equivalence between virtual and real experiments from the point of view of operational tasks, graphic constructions and direct conclusions. On the other hand, students sometimes expressed resistance to virtual experiments, as they are more abstract, and they tend to turn away from its real meaning as times pass.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2015-09-14
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
Centro de Informática de São Carlos
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2021. Tous droits réservés.