• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.81.2019.tde-16062020-150417
Documento
Autor
Nombre completo
Danilo Mendes Vieira
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2019
Director
Tribunal
Rodrigues, Andre Machado (Presidente)
Pereira, Alexsandro Pereira de
Piassi, Luis Paulo de Carvalho
Título en portugués
Interpretando a física: o Role Playing Game (RPG) como forma de explorar problemas abertos
Palabras clave en portugués
Ensino de Física
Jogos e educação
Role Playing Game
RPG
Resumen en portugués
Esta pesquisa propõe a investigação do uso do Role Playing Game (RPG) no contexto educacional, como uma forma de facilitar o aprendizado de Física para os estudantes. O pressuposto principal para o uso do RPG é que ele pode funcionar como um ambiente para um ensinar física através de problemas abertos. Os problemas abertos são situações que necessitam de soluções, mas os indivíduos envolvidos não conhecem meios ou caminhos evidentes para obtê-las. Eles são úteis na física para conhecer para se conhecer as concepções dos alunos sobre conceitos estruturados cientificamente e também trabalhar significações diferentes dos problemas de lápis e papel. Foi elaborada uma aventura no sistema FATE. Este sistema genérico apresenta regras simples e facilita o processo de iniciação dos alunos ao RPG. Foram realizadas duas aplicações do RPG em contexto educacional, com estudantes em diferentes situações de ensino. Conclui-se que o RPG pode ser proveitoso como uma atividade paralela às aulas tradicionais e como um incentivador da problematização dos conceitos físicos para os alunos.
Título en inglés
Playing physics: the Role Playing Game (RPG) as a way to explore ill-structured problems.
Palabras clave en inglés
Games and Education
Physics Teaching
Role Playing Game
RPG
Resumen en inglés
This research proposes the investigation of Role Playing Games (RPG) in the educational context, as a way of facilitating the learning of physics for students. The main assumption for using RPGs is that they can function as a space for teaching based on ill-structured problems. Ill-structured problems are situations where a solution is needed, but the individuals involved do not know the obvious ways or means to get them. They are useful in physics in understanding students' conceptions of scientifically structured concepts as well as working on different meanings for structured problems. An adventure was elaborated in the FATE system and two applications of RPGs in the educational context were made, with students in different teaching situations. It is concluded that role-playing can be useful as a parallel activity to traditional classes and as an incentive for the problematization of physical concepts for students.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2020-06-23
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.