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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.81.2011.tde-19072011-114000
Documento
Autor
Nome completo
Bruna Graziela Garcia Potenza
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2011
Orientador
Banca examinadora
Kawamura, Maria Regina Dubeux (Presidente)
Lima, Celso Luiz
Oliveira, Rebeca Vilas Bôas Cardoso de
Título em português
Formação inicial de professores e a Física Moderna: articulações para um desempenho autônomo
Palavras-chave em português
Ensino de Física
Física Moderna
Formação de Professores
Resumo em português
É destacada a importância de uma atualização da Física abordada na escola média, através da inserção de temas de Física Moderna e Contemporânea. Toma-se como pressuposto que um dos principais fatores com potencial para promover essa inserção é a atenção à formação inicial de professores. Assim, pretende-se investigar como disciplinas de conhecimento científico específico, em cursos de licenciatura, estão ou poderiam estar contribuindo para a prática futura de seus alunos. Para essa análise, buscou-se partir de um diagnóstico concreto, levantando características, propostas e dificuldades de aprendizado, em uma disciplina de Física Moderna. Dessa abordagem, emergiu a percepção de que os problemas observados podem ser mais estruturais do que conjunturais. Isso conduziu as investigações para as questões relacionadas à própria organização e seleção de conteúdos, através da análise dos livros didáticos de física moderna no ensino superior e no ensino médio. O entendimento sobre tal estrutura e organização ultrapassa a natureza do conhecimento e revela a existência de relações implícitas com a dinâmica cultural nas instituições de ensino. O aprofundamento dessas questões nos levou a propor que grande parte das dificuldades tem origem no descompasso de finalidades formativas do ensino superior e médio, o que exigiria uma atenção especial à autonomia docente já nos cursos de formação. Dessa forma, uma ressignificação do aprendizado poderia vir a se estabelecer a partir da desnaturalização dos conteúdos apresentados e do reconhecimento da autonomia do professor. Isso implica ter presente o espaço de ação na futura atuação docente, no que diz respeito às formas pelas quais virá a contemplar e estruturar os conhecimentos de Física Moderna e Contemporânea.
Título em inglês
Teaching Education and Modern Physics: preparing students for autonomous performance
Palavras-chave em inglês
Modern Physics
Physics Teaching
Teaching Education
Resumo em inglês
The introduction of modern and contemporary Physics in high school curriculum requires these topics to be deeply considered in teachers" initial formation. In this way, we investigated how specific physics contents, in modern physics undergraduate classes, could be considered in the way of contributing to teachers" future professional action. We analyzed learning difficulties and students perceptions, as a case study, in a one semester modern physics class, in physics teaching courses at the University of São Paulo. Special attention was taken to wave-particle duality comprehension. Also, the selection and sequence of physics contents in modern physics undergraduate textbooks were analyzed, discussing history approaches and confronting them with high school textbooks. Our results indicated that the problems involved were mainly concerned to curriculum design. They seem to be more strictly related to the approaches and topics selected than only to learning difficulties. In this framework, our reflections suggest that the ideas about teaching formative aims need to be clear and well discussed with students, indicating and allowing their future choices in their high school classes. Topic sequence and choices presented in undergraduate courses must not be taken as natural and unique. In this way, teachers" autonomy is allowed to be practiced in their own initial formation, preparing them to exert it also in their professional action.
 
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Data de Publicação
2011-08-19
 
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