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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.81.2011.tde-20072011-151447
Documento
Autor
Nome completo
Frederico Augusto Ramos
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2011
Orientador
Banca examinadora
Kawamura, Maria Regina Dubeux (Presidente)
Braga, Marco Antonio Barbosa
Ramos, Eugenio Maria de França
Título em português
Energia e sustentabilidade no ensino de física: leituras da matriz energética brasileira
Palavras-chave em português
energia
ensino
física
sustentabilidade
Resumo em português
O tema energia é considerado central e articulador dentro do ensino de Física, sendo essencial em praticamente todas as áreas dessa ciência, além de fazer parte também de outras áreas do conhecimento, como Biologia, Química, História, Educação Física etc. Por sua vez, a sustentabilidade, ou o desenvolvimento sustentável, é um tema em evidência na sociedade atual. Promover ações sustentáveis tornou-se quase que uma obrigação do ser humano politicamente correto. Porém, a visão de sustentabilidade que é destacada pela mídia reduz-se, muitas vezes, à dimensão ecológica. Nesse caso, são enfatizadas questões relativas a fontes renováveis e alternativas de energia, ou aos impactos sobre o meio ambiente. O intuito desse trabalho é articular a abordagem das questões sobre energia, no ensino de Física, com concepções sobre sustentabilidade, numa perspectiva de educação ambiental crítica. Para isso, optamos pelo estudo da matriz energética brasileira, ferramenta que possibilita o cruzamento das diferentes fontes energéticas com o consumo nos vários setores da economia. Foi desenvolvida uma análise dessa matriz, resultando na construção de diferentes recortes que possibilitam leituras mais adequadas ao ensino de Física. A partir desses recortes, foram propostas atividades que possibilitam incluir a discussão do consumo e de dimensões sociais e econômicas na abordagem de questões energéticas. As propostas de atividades foram construídas à medida que a matriz energética foi sendo desvendada, mostrando que essa matriz é uma poderosa ferramenta para o tratamento do tema. Os resultados apresentados, mais do que apenas propostas, pretendem exemplificar o potencial desse tipo de abordagem.
Título em inglês
Energy and sustainability in physics teaching: readings of the Brazilian energy matrix
Palavras-chave em inglês
energy
physics
sustainability
teaching
Resumo em inglês
The concept of energy is considered central in Physics Education, being essential in almost all areas of this Science, besides playing a crucial role in other areas of knowledge, such as Biology, Chemistry, History and Physical Education. Additionally, the sustainability, or the sustainable development, is an issue in evidence in present society. Promoting sustainable practices became almost a prerequisite for being politically correct. However, the sustainability vision enhanced by the media is often restricted to the ecological dimension. As an alternative way, we emphasize issues relating to renewable and alternative energy, or their influences over the environment. The purpose of this research is to articulate the questions about energy in Physics Education with sustainability ideas, from the perspective of a critical environmental education. We chose to study the Brazilian energy matrix, allowing the interlacement between the different sources with energy needs in various sectors of the economy. We developed an analysis of this matrix, resulting in the construction of different perspectives that permit appropriate interpretations to Physics Education. From these perspectives, we proposed activities that makes possible to include discussions of energy consumption and social and economics dimensions in addressing energy issues. The proposed activities were elaborated as the energy matrix had been revealed, demonstrating that it is a powerful tool to discuss this matter. The results, more than just proposals, intend to illustrate the potential of this type of approach.
 
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Data de Publicação
2011-08-19
 
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