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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.81.2016.tde-21032016-151735
Documento
Autor
Nome completo
Marina Valentim Barros
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Barros, Marcelo Alves (Presidente)
Araújo, Ives Solano
Mortimer, Eduardo Fleury
Oliveira, Mauricio Pietrocola Pinto de
Rezende Junior, Mikael Frank
Título em português
Tópicos de física quântica na formação de professores de física: análise das interações discursivas através da utilização de uma metodologia interativa de instrução pelos colegas
Palavras-chave em português
Ensino
Física quântica
Metodologia de ensino
Resumo em português
O trabalho apresenta uma análise e descrição, do tipo estudo de caso, das estratégias enunciativas utilizadas por duas futuras professoras de física que implementaram uma sequência didática sobre tópicos de Mecânica Quântica. As aulas foram estruturadas como aulas invertidas, em que se utilizou o peer instruction (instrução pelos colegas) como metodologia ativa, e fizeram parte de um minicurso de 8 horas de duração dirigido a alunos do Ensino Médio. O minicurso foi realizado por professores em formação do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas, do Instituto de Física da USP de São Carlos, bolsistas do projeto PIBID/CAPES no ano de 2013. A análise das estratégias enunciativas foi feita utilizando-se da ferramenta analítica proposta por Mortimer e Scott (2003) levando em conta um conjunto de modos de comunicação. O objetivo é caracterizar o discurso de professoras em um contexto de inovação curricular utilizando uma metodologia ativa de aprendizagem. As intenções e intervenções dos professores, a abordagem comunicativa estabelecida em sala de aula, os padrões e os conteúdos das interações foram analisados. Os resultados apontam que as futuras professoras utilizaram abordagens interativas dialógicas e de autoridade para mediar a discussão entre os pares e que nenhuma das abordagens é superior a outra para realizar as mediações em sala de aula. As abordagens interativas dialógicas foram usadas com um padrão de interação do tipo I-R-F (iniciação-resposta e feedback), as abordagens de autoridade foram usadas com padrões de interação do tipo I-R-A (iniciação- reposta- avaliação). Foram identificados três momentos na instrução pelos colegas de ambas futuras professoras: o compartilhamento de alternativas, a discussão das ideias e o fechamento das discussões. Esses estágios foram relacionados as intenções e intervenções estabelecidas pelas futuras professora. A abordagem interativa dialógica na aplicação da instrução pelos colegas se mostrou mais adequada que outras abordagens. O trabalho visa contribuir para o avanço das pesquisas na formação de professores em um contexto de inovação curricular ampliando interpretações dos mecanismos e processos envolvidos na formação inicial de professores de Física, quando estes trabalham com metodologias interativas de ensino, em particular, o método de Instrução pelos Colegas (Peer Instruction).
Título em inglês
Quantum Physics Topics in the training of Physics teachers: analysis of the discursive interactions using peer instruction
Palavras-chave em inglês
Education
Quantum physics
Teaching methodology
Resumo em inglês
This thesis presents an analysis and description of the case study type, the declared strategies used by two future physics teachers who implemented a teaching sequence on topics of Quantum Mechanics. The classes were structured as flipped classroom, which used the peer instruction as active methodology, and took part in a short course of eight hours' duration aimed at high school students. The short course was held for teachers in training of Sciences Degree Course of the Institute of Physics of São Carlos, fellows PIBID project / CAPES in 2013. The analysis of the declared strategies was performed using the analytical tool proposed by Mortimer and Scott (2003) taking into account a range of modes of communication. The goal is to characterize the speech of teachers in a curriculum innovation context using an active learning methodology. The tool analyzed the intentions and activities of the teachers, the communicative approach set out in the classroom, the patterns and the interactions content. The results show that future teachers used dialogical and interactive approaches authority to mediate the argument between the couple and that neither approach is superior to another to conduct mediations in the classroom. Dialogical interactive approaches were used with a pattern of interaction type IRF (initiation-answer and feedback), the authority of approaches were used with IRE kind of interaction patterns (initiation- answer- evaluation). Three moments in education by peers of both future teachers were identified: alternative sharing, discussion of ideas and the closure of the discussions. These stages were related intentions and interventions established by future teachers. The dialogic interactive approach to education application by colleagues was more appropriate than other approaches. This work aims to contribute to the advancement of research in teacher education in a curriculum innovation context expanding interpretations of the mechanisms and processes involved in the initial formation of physics teachers when they work with interactive teaching methodologies, in particular, the peer instruction.
 
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Data de Publicação
2016-03-22
 
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