• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.81.2002.tde-23072021-141054
Document
Auteur
Nom complet
Áurea Bottecchia Cilurzo
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2002
Directeur
Jury
Carvalho, Anna Maria Pessoa de (Président)
Marcondes, Maria Eunice Ribeiro
Teixeira, Odete Pacubi Baierl
Titre en portugais
Parceria universidade-escola : da retórica à realidade: uma escuta na sua conversa
Mots-clés en portugais
ENSINO
ENSINO E APRENDIZAGEM
FÍSICA (ESTUDO E ENSINO)
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Resumé en portugais
O propósito dessa investigação é examinar a construção de um projeto de Termodinâmica, em parceria com o LaPEF-USP, para implantação nas escolas da rede pública do Estado de São Paulo. Essa aliança proporcionou aos professores a oportunidade para a construção de um trabalho colaborativo. Um estudo qualitativo foi empregado para identificar temas emergentes nos diálogos empreendidos durante as reuniões que lá ocorreram. Os dados foram obtidos a partir das transcrições das fitas gravadas durante os encontros e no relatório enviado à FAPESP. As descobertas sugerem que os caminhos percorridos pelos professores foram mediados por momentos de reconhecimento das principais dificuldades, pela busca de conhecimento para superá-las, e entre alguns momentos de desânimo, encontraram reconhecimento e sucesso. A construção do projeto, graças à parceria estabelecida entre escola e universidade promoveu um feedback imediato e satisfatório para os participantes
Titre en anglais
University-school partnership: from rhetoric to reality: listening to your conversation
Mots-clés en anglais
PHYSICS (STUDY AND TEACHING)
TEACHER TRAINING
TEACHING
TEACHING AND LEARNING
Resumé en anglais
The purpose of this inquiry is to examine the construction of a thermodynamics project for implantation in the schools of the public net of the State of São Paulo in partnership with the LaPEF-USP. This alliance provided to the teachers the chance to construct a colaborative work. A qualitative study was used to identify emergent subjects in the dialogues undertaken during the meetings occurred in the LaPEF. The data had been gotter from the transcriptions of tapes recorded during the meeting and in the report sent to FAPESP. The discoveries suggest that the ways reached for the teachers had been found by recognition's moments of main difficulties, search of knowledge to surpass them, within moments of depress, finding recognition and success. The project construction due to the partership estabilished between school and university promoted immediate feedback and satisfactory for the participants.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
2002Cilurzo.pdf (99.49 Mbytes)
Date de Publication
2021-08-31
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.