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Disertación de Maestría
DOI
10.11606/D.81.2018.tde-23112018-143209
Documento
Autor
Nombre completo
Samuel da Silva Nunes Paiva
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2018
Director
Tribunal
Kawamura, Maria Regina Dubeux (Presidente)
Sousa, Paula Fernanda Ferreira de
Martins, Maria Ines
Título en portugués
Competências: significados para o ensino de Física
Palabras clave en portugués
Competência em Ensino
Currículo de Ensino Médio
Ensino Médio
Física
Resumen en portugués
As competências têm ocupado papel central em documentos que organizam o sistema de ensino brasileiro. Sua presença pode ser identificada em documentos oficiais, a partir de 1998, com a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais e o início do Exame Nacional do Ensino Médio. Nas últimas décadas, muitos materiais, sequências didáticas e cursos de formação têm procurado incluir, referências às competências, ainda que em âmbitos e formas diferenciados. Nesse quadro, o objetivo desse trabalho é identificar os sentidos que vêm sendo atribuídos a esse termo, tanto de forma geral, como com especial atenção ao Ensino de Física. Para isso, e tomando como hipótese que a diversidade de compreensões incluem diferentes âmbitos de ações, investigamos a questão em três espaços de análise: (i) as construções teóricas de quatro autores reconhecidos por darem atenção ao tema, a saber Philippe Perrenoud, Philippe Jonnaert, Antoni Zabala e Laia Arnau; (ii) a presença do termo em documentos oficiais e em desdobramentos das políticas educacionais a eles relacionados, como por exemplo livros didáticos e no sistema de avaliação; (iii) a compreensão de professores em relação ao trabalho por competências. Em cada âmbito, foram utilizadas diferentes estratégias, incluindo análise de discursos teóricos, análise documental e análise de questionários respondidos por professores, fazendo uso, em diversos momentos, da Análise de Conteúdo. Buscando sistematizar, os diferentes sentidos que emergiram a partir da investigação, foi possível perceber como evoluem as compreensões das competências, respeitando diferentes propósitos e valores educacionais. Entendemos que o quadro resultante dessas análises pode, eventualmente, contribuir para uma maior apropriação, por parte dos professores no desenvolvimento de suas práticas, e uma conscientização dos elementos envolvidos em discussões críticas sobre o tema.
Título en inglés
Competences: meanings for physics teaching
Palabras clave en inglés
Competence in Teaching
High school
High School Curriculum
Physical
Resumen en inglés
The competences have played a central role in documents that organize the Brazilian education system. Their presence can be identified in official documents from 1998, with the publication of the National Curricular Parameters and the beginning of the National High School Examination. In the last decades, many materials, didactic sequences and training courses have tried to include references to the competences, in different ways and scopes though. In this context, the objective of this work is to identify the meanings that have been attributed to this term, both in general and with special attention to Physics Teaching. To this end, and assuming that the diversity of understandings include different scopes of action, we investigate the question in three spaces of analysis: (i) the theoretical constructions of three authors who are recognized experts: Philippe Perrenoud, Philippe Jonnaert and Antoni Zabala; (ii) the presence of the term in official documents and in the unfolding of educational policies related to them, such as textbooks and in the evaluation system; (iii) teachers' understanding of competency work. In each scope, different strategies were used, including analysis of theoretical discourses, documentary analysis and analysis of questionnaires answered by teachers, making use, at various times, of Content Analysis. In order to systematize the different senses that emerged from the investigation, it was possible to perceive how the understanding of competences evolves, respecting different purposes and educational values. We believe that the framework resulting from these analyzes may eventually contribute to a greater appropriation by teachers in the development of their practices and an awareness of the elements involved in critical discussions on the subject.
 
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Fecha de Publicación
2018-11-23
 
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