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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.81.2012.tde-25022013-133229
Document
Auteur
Nom complet
Daniel Rutkowski Soler
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2012
Directeur
Jury
Leite, Cristina (Président)
Bretones, Paulo Sergio
Hosoume, Yassuko
Titre en portugais
Astronomia no currículo do Estado de São Paulo e nos PCN: um olhar para o tema observação do céu
Mots-clés en portugais
Currículo do Estado de São Paulo
Ensino de Astronomia
Observação do céu
Parâmetros Curriculares Nacionais
Resumé en portugais
A atividade de se observar o Céu é de suma importância para a obtenção de informações sobre a grande maioria dos objetos celestes, particularmente os de fora do Sistema Solar: não existem ainda meios tecnológicos que nos permitam obter tais informações in loco, seja por meio de sondas robóticas, seja por meio de naves tripuladas. Sob este ponto de vista, é então relevante oferecer a crianças e jovens a oportunidade de participarem de atividades didáticas de Observação do Céu, propiciando, assim, o estabelecimento de um primeiro contato sistemático deles com o Céu e, consequente e essencialmente, com todo o Universo que existe fora de nosso planeta. Neste trabalho estamos preocupados, particularmente, com o ensino sobre a Observação do Céu: estamos interessados em tratar sobre propostas didáticas, nas quais se ensine sobre como observar o Céu. Nosso principal objeto de estudo é o atual Currículo do Estado de São Paulo, mais especificamente os chamados Cadernos do Professor, que integram o conjunto de materiais didáticos vinculados a esse Currículo. Nesta dissertação nos propusemos a avaliar as atividades didáticas de Observação do Céu que são propostas junto aos Cadernos do Professor para as disciplinas de Ciências do Ensino Fundamental e Física do Ensino Médio. Essa avaliação foi feita a partir de dois pontos de vista. No primeiro, a análise se deu a respeito dos conteúdos presentes nas atividades, os quais foram comparados, por meio de Mapas Conceituais, com aqueles presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais. O segundo ponto de vista para a avaliação se deu a respeito da estrutura das atividades. Para subsidiar tal análise foi feito um estudo junto a pesquisas da área de Ensino de Astronomia a partir da qual foram elencadas 6 dimensões ligadas à proposição de atividades didáticas de Observação do Céu - "Objetos e fenômenos observáveis"; "Condições de observação, planejamento e preparação"; "Público alvo, contexto e interatividade do público"; "Objetivos maiores da observação"; "Registros das observações"; e "Tipos de observação e instrumentos" -, as quais foram tratadas como parâmetros importantes na construção de propostas dessa natureza, sendo então utilizadas como categorias de análise daquelas presentes nos Cadernos do Currículo do Estado. Os principais resultados mostram que os conteúdos ligados à prática de Observação do Céu, tanto nos PCN quanto nos Cadernos do Currículo do Estado são significativamente semelhantes, inclusive a presença restrita ao Ensino Fundamental. Além disso, as atividades de Observação do Céu dos Cadernos parecem apresentar coerência interna e tendem a contemplar os resultados de pesquisas em Educação em Astronomia.
Titre en anglais
Astronomy in the curriculum of the State of São Paulo and in the PCN: sky observation
Mots-clés en anglais
Astronomy tea
Curriculum of the State of São Paulo
National Curriculum Parameters
Sky observation
Resumé en anglais
The activity of observing the Sky is very important to obtain information about the vast majority of celestial objects, particularly those from outside our Solar System: there are no technological means nowadays that allow us to obtain such information on-site, whether through robotic probes or by manned spacecraft. Under this view, it is therefore important to offer children and teenagers the opportunity to participate in didactic activities of the Sky Observation, thus allowing them to have a first systematic contact with the Sky, consequently and essentially with the whole Universe that exists outside our planet. In this work we are concerned particularly with the teaching about the Sky Observation: we are interested in dealing with proposals about teaching, in which one teaches 'how to observe the Sky'. Our main object of study is the current Curriculum of the State of São Paulo, more specifically the Teacher's textbooks, which constitute the set of educational materials related to such Curriculum. In this dissertation we propose to evaluate the didactic activities of Sky Observation that are proposed in the Teacher's textbooks for the discipline of Science in Elementary School and for Physics in High School. This evaluation was made from two viewpoints. First, the analysis was about the content present in the activities, which were compared with the National Curriculum Parameters by means of Concept Maps. The second point of the evaluation was made regarding the structure of activities. To support this analysis, a study was done with some research of the area of Astronomy Teaching from which we listed 6 dimensions related to the proposition of didactic activities about Sky Observation - "Objects and observable phenomena"; "Conditions of observation, planning and preparation", "Audience, context and audience interactivity", "Main objectives of observation"; "Records of observations"; and "Types of observation and instruments" - which were treated as important parameters in building such proposals, then being used as analytical categories of those present in the textbooks of the Curriculum of the State. The main results show that the contents linked to the practice of Sky Observation, both the PCN and the Curriculum of the State are significantly similar, even the restricted theme of Sky Observation to elementary schools. Moreover, the activities of the Sky Observation in the textbook seem to have internal consistency and tend to contemplate the results of research in Astronomy Education.
 
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Date de Publication
2013-04-01
 
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