• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
10.11606/D.81.2014.tde-27042015-145024
Documento
Autor
Nombre completo
Andrey Guilherme Fernandes e Almeida
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2014
Director
Tribunal
Roberto, Lúcia Helena Sasseron (Presidente)
Capecchi, Maria Candida Varone de Morais
Trivelato, Silvia Luzia Frateschi
Título en portugués
As ideias balizadoras necessárias para o professor planejar e avaliar a aplicação de uma sequência de ensino investigativa
Palabras clave en portugués
Alfabetização Científica
Ensino de Física
Ensino por Investigação
Sequência de Ensino Investigativa
Resumen en portugués
Esse trabalho de pesquisa pode ser dividido em duas partes distintas, mas complementares. A primeira busca entender os pressupostos teórico-metodológicos ligados ao Ensino por Investigação (EI), a segunda trata de estudar quais são as ideias, sobre o EI, que os professores empregam ao planejar a aplicação de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI). Para dar conta da primeira etapa realizamos uma pesquisa bibliográfica que abrangeu, desde artigos relacionados ao EI, até documentos internacionais que dão algumas diretrizes a esta metodologia de ensino. A partir deles pudemos apresentar nossa concepção a respeito do EI, traçando alguns pontos relevantes a seu respeito. Na segunda etapa da pesquisa foram analisadas reuniões de planejamento entre alguns professores que se propuseram a aplicar uma SEI sobre "Dualidade da Luz" e um formador, que já havia trabalhado com esta sequência anteriormente. Durante estas reuniões buscamos observar quais ideias principais sobre o EI surgiam durante as conversas e seriam importantes para a aplicação das atividades. A partir disto e de nosso referencial teórico-metodológico, elaboramos uma categorização para estas ideias com o objetivo de analisar algumas das reuniões. Os resultados sugerem a importância de o professor, aplicador da SEI, possuir algumas ideias que serão imprescindíveis para que a metodologia do EI possa, de fato, ocorrer. Também mostram o quão difícil é fazer com que o professor rompa com o paradigma vigente do ensino tradicional e consiga entender e aplicar uma inovação metodológica, o EI, em sala de aula.
Título en inglés
The guiding ideas that are necessary for a teacher to plan and evaluate a Sequence of Investigative Teaching application
Palabras clave en inglés
Physics Teaching
Scientific Literacy
Sequence of Investigative Teaching
Teaching by Inquiry
Resumen en inglés
This research can be divided into two separate but complementary parts. The first seeks to understand the theoretical and methodological assumptions related to Teaching by Inquiry (EI, the initials in Portuguese), and the second examines the concepts of EI that teachers apply when planning the implementation of a Sequence of Investigative Teaching (SEI, the initials in Portuguese). In order to accomplish part 1 studies, we have conducted a bibliographical research that included not only academic papers related to EI, but also international guidelines on this method of teaching science. From then on, we were able to introduce our concepts of EI and trace some relevant ideas about it. Part 2 brings the analysis of planning meetings with some teachers who accepted to apply a SEI about "Light Duality", with the presence of a leader who had already applied this same sequence before. In these meetings, we observed which main ideas about EI arose and that were important to SEI activities. Considering this observation and our theoretical and methodological framework, we categorized these ideas in order to analyze some of the meetings. The results suggest the importance of the teacher, who is applying SEI, to know some ideas that are crucial to the development of an EI methodology. They also demonstrate how hard it is to make teachers break the prevailing paradigm in traditional education and actually understand and apply a methodological innovation, the EI, in the classroom.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2015-04-30
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2020. Todos los derechos reservados.