• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
10.11606/D.81.2018.tde-27072018-144635
Documento
Autor
Nombre completo
Neusa Raquel de Oliveira Santos
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2004
Director
Tribunal
Zanetic, Joao (Presidente)
Miranda, Hercilia Tavares de
Pupo, Maria Lúcia de Souza Barros
Título en portugués
A presença do teatro no ensino de física
Palabras clave en portugués
Ensino de Física
Ensino Médio
Humanização do Ensino
Teatro
Resumen en portugués
Neste trabalho se entrelaçam duas temáticas que compõem a estrutura de nossa pesquisa: uma delas é o desafio de possibilitar uma maior humanização do ambiente da sala de aula, em que educandos e educadores sintam-se capazes e responsáveis pela construção solidária do conhecimento; a outra é o fato de que a forma e o conteúdo da física trabalhada no Ensino Médio devem oferecer uma abordagem cultural da física, algumas noções sobre a pesquisa científica e a desmitificação da figura e da função do cientista. Para isso, utilizamos como referenciais teóricos centrais a proposta dos jogos teatrais de Viola Spolin e a filosofia da ciência de Thomaz Kuhn e a filosofia educacional emancipadora de Paulo Freire. O primeiro é utilizado para favorecer a partilha de conhecimentos entre professores e alunos explorando, de maneira lúdica, textos sobre atividades científicas que revelem algumas facetas do trabalho do cientista e da ciência. E o segundo é empregado para permitir um melhor acompanhamento do desenvolvimento científico através de um olhar epistemológico sobre a física. O terceiro nos permite estabelecer uma ponte entre esses dois referenciais através da educação "problematizadora" e emancipadora. Baseamo-nos na estrutura de jogos teatrais para criar quinze atividades a partir de textos cujos conteúdos abordam: formação de cientistas, pesquisa científica, ética na ciência e questões sociais ou religiosas que envolvam a atividade científica. Apresentamos duas experiências de aplicação dos jogos teatrais: uma realizada com alunos de uma escola pública da Grande São Paulo; e outra com professores em oficina realizada na XIII Reunión Nacional de Educación en Física, em Río Cuarto, na Argentina.
Título en inglés
The presence of dramatics in physics teaching
Palabras clave en inglés
Dramatics
High School
Humanization of teaching
Physics Teaching
Resumen en inglés
This work mixes two subject matters that support the structure o four reseach: one is the challenge of promoting a better humanization of te space in the classroom, where educators and pupils may feel they're partners, able and responsible for the construction of knowledge, side by side; the other that the contentes and the way physics are taught in High School must ofter a cultural approach of it, some notions of scientific reseach without taking the scientist and his/her work as myth. That's why used the role playing games by Viola Spoli as the main theoretical references and philosophy of science by Thomas Kuhn and the philosophy of the education that emancipates by Paulo Freire. The first is used to favor knowledge sharing between teachers and students when they explore texts about scientific activities, in order to have fun, which reveals some points of scientific work and science itself. The second is used to allow a better way of following scientific development through na epistemological look about physics. Finally, the third allows us to join these two references through the education thar proposes us problems to solve and emancipates. The work was based on the role playing games structure to create fifteen activities from texts whose contents talk about: scientists education, scientific research, ethics in science and social or religious issues that take part of scientific activity. We are presenting two experiences on playing games: one played with some students of a public school in the Gred São Paulo; the other was played with teachers in a meeting that took place at XIII Reunión Nacional de Educación en Física, in Rio Cuarto, Argentina.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2018-08-02
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2021. Todos los derechos reservados.