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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.81.2013.tde-28042014-205431
Documento
Autor
Nome completo
Leonardo Gonçalves Lago
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2013
Orientador
Banca examinadora
Mattos, Cristiano Rodrigues de (Presidente)
Cardoso, Walmir Thomazi
Moraes, Teresa Cristina Rebolho Rego de
Título em português
Lua: fases e facetas de um conceito
Palavras-chave em português
Ensino de Ciências
Ensino e aprendizagem
Fases da Lua
Formação de conceitos
Teoria histórico-cultural da Atividade
Resumo em português
Neste projeto fazemos uma discussão sobre o Ensino de Astronomia, em particular sobre o conteúdo das fases da Lua, na perspectiva da formação de conceitos a partir da Teoria histórico-cultural da Atividade. Com base nesse referencial, lançamos uma proposição teórica que relaciona determinado conceito com suas atividades genéticas, isto é, as atividades historicamente determinadas e culturalmente sistematizadas nas quais o conceito emerge. A essa proposição demos o nome de conceito-atividade. A implicação direta dessa relação é que os conceitos passam a ser entendidos como entidades abertas, dinâmicas, multifacetas e controversas. Para explicitar essas outras qualidades do conceito para o caso da Lua, recorremos a alguns episódios e debates da História da Ciência e elementos da cultura popular que serviram de subsídios para analisar a gênese histórica do conceito de Lua e os sentidos a ela atribuídos. Ainda como parte dessa dissertação, apresentamos e avaliamos a implementação de uma proposta didática para os anos finais do Ensino Fundamental cujo propósito era de ensinar a Lua e suas fases e discutir alguns de seus outros sentidos históricos e culturais. As atividades propostas foram bastante diversificadas, compreendendo: observação, simulação, modelização, interpretação e produção textual, desenho, entrevistas, tomadas de medidas e estimativas. As avaliações dos alunos apontam uma compreensão adequada do modelo astronômico.
Título em inglês
Moon: phases and facets of concept
Palavras-chave em inglês
Concept formation
Cultural-historical activity theory
Moon phases
Science Education
Teaching and learning
Resumo em inglês
In this project we reflect on the Astronomy Education, in particular the content of the phases of the Moon, with respect to the formation of concepts from culturalhistorical activity theory. From this framework, we developed a theoretical proposition that relates a given concept with its genetic activities, i.e., activities historically determined and culturally systematized which the concept emerges directed to a purpose. The proposition that we called a concept-activity. The implication of this relationship is that the concepts are understood as open, dynamic, multifaceted and controversial entities. To make clear these qualities from concept to the case of the Moon, we resorting to some episodes and debates of the History of Science. Also as part of this dissertation, we present, discuss and evaluate the implementation of a proposal to the end of secondary school. The sequence of fifteen classes was compiled with the purpose of teaching about the moon and its phases along with some of the other historical meanings attributed by human culture.
 
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Data de Publicação
2014-05-05
 
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