• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.81.2011.tde-01062012-135651
Documento
Autor
Nome completo
Dayse Pereira da Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2011
Orientador
Banca examinadora
Marcondes, Maria Eunice Ribeiro (Presidente)
Rezende, Daisy de Brito
Zuliani, Silvia Regina Quijadas Aro
Título em português
Questões propostas no planejamento de atividades experimentais de natureza investigativa no ensino de química: reflexões de um grupo de professores
Palavras-chave em português
Experimentação em química
Formação continuada
Habilidades cognitivas
Resumo em português
A formação continuada de professores de Química, bem como as práticas pedagógicas por eles desenvolvidas, tem sido objeto de estudos por parte de muitos pesquisadores, os quais têm apontado preocupações com os rumos que essa formação vem tomando. Algumas pesquisas em Ensino de Química têm destacado a importância do uso de atividades experimentais investigativas para o desenvolvimento de habilidades cognitivas nos alunos e para sua maior participação no processo de aprendizagem. Assim, entende-se que são muitas as necessidades formativas do professor de química, tendo em vista que a elaboração de planos de aula, que favorecem a exploração pelos estudantes da atividade experimental e propicia o desenvolvimento de habilidades cognitivas de ordens mais altas. Para tanto, é imprescindível que estes planos tenham características de atividades investigativas, sendo acompanhados de questões que possibilitem o desenvolvimento de tais habilidades. A presente pesquisa investigou como os professores de química preparam planos de aula priorizando a elaboração de questões para que os alunos possam desenvolver habilidades cognitivas em atividades experimentais investigativas. Foi proposto um curso de formação continuada para professores de Química da Rede Pública do Estado de São Paulo na região de Diadema. Tal curso ocorreu em oito encontros de quatro horas, gravados em áudio e vídeo. Foram apresentados e discutidos alguns subsídios sobre atividades experimentais investigativas e os professores elaboraram planos de ensino. Esses planos foram analisados de acordo com algumas características que esse tipo de atividade apresenta: situação problema, atividade pré e pós-laboratório, coleta, registro e analise dos dados e apresentação de conclusões. As questões apresentadas pelos professores foram analisadas de acordo com as ideias apresentadas por Zoller sobre habilidades cognitivas de ordens mais baixas e mais altas. Ao confrontar os planos iniciais com os finais, verificou-se, que os professores apresentaram progressão crescente nos seguintes aspectos: inicialmente não apresentavam um problema a ser investigado, e os resultados não eram discutidos com os alunos; no plano final, a metodologia se aproximava da investigativa, a partir de um problema a ser pesquisado pelo aluno. No laboratório, inicialmente os alunos apenas comprovavam o que foi verificado no livro, no plano final, os alunos elaboravam conclusões sobre conhecimentos novos para eles. No plano inicial não foram apresentadas questões aos alunos; no plano final, todos os professores elaboraram questões com diferentes demandas cognitivas que visavam à exploração da atividade experimental. Consideramos que os professores avançaram na elaboração de atividades experimentais de cunho investigativo, apesar de constatar que os planos de aula não alcançaram um nível mais elevado de construção do conhecimento, pois não apresentaram ao aluno um novo problema a ser resolvido, a partir de seu conhecimento.
Título em inglês
Questions posed in planning inquiry-based experimental activitiese for chemistry teaching: reflections of a group of teachers
Palavras-chave em inglês
Cognitive skills
Continuing
Experimental activities
Resumo em inglês
The purpose of this study was to investigate how chemistry teachers plan inquiry-based activities and pose questions to the students aiming to promote higher order thinking skills. An in-service course was offered to chemistry teachers of some public schools of Diadema, São Paulo. Eight meetings between this researcher and the teachers occurred; the teachers got background in developing inquiry laboratory activities, and planned tree activities. These plans were analyzed according some characteristics of inquiry lab activities, such as problem situation, pre-lab activities, pos-lab activities, collecting, recording and analysis of data. The questions posed by the teachers were analyzed considering Zollers" classification of cognitive skills. By comparing the initial plans with the last ones, some improvements could be verified. The first plan did not present a problem to be investigated by the students, the experimental results were not proposed to be discussed by the class; the experiment aimed to prove theories already taught. The final plan revealed an inquiry based approach, a problem is proposed to be investigated by students, and they were asked to make conclusions achieving new knowledge. While the initial plans presented no questions to explore the collected data, in the final plans the teachers posed questions of different levels of cognitive demand. Although the lesson plans have not reached a higher level of inquiry elaboration, we consider that some of the teachers made remarkable progress in their proposals.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2012-06-01
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2021. Todos os direitos reservados.