• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.81.2019.tde-02052019-173025
Documento
Autor
Nombre completo
Luciane Fernandes de Goes
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2018
Director
Tribunal
Fernandez, Carmen (Presidente)
Agostinho, Silvia Maria Leite
Marcondes, Maria Eunice Ribeiro
Rosa, Maria Inês de Freitas Petrucci dos Santos
Sá, Luciana Passos
Título en portugués
Reações redox: uma proposta para desenvolver o conhecimento pedagógico do conteúdo. São Paulo, 2018
Palabras clave en portugués
Conhecimento
Conhecimento pedagógico do conteúdo
Desenvolvimento profissional
Formação continuada do professor
Química - Estudo e ensino
Resumen en portugués
O conteúdo de reações redox tem sido apontado como sendo um dos mais difíceis para os docentes e estudantes de Química e é de fundamental importância que os professores desenvolvam o conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK) de tal tópico para melhor abordá-lo em sua prática pedagógica. Neste trabalho, investigou-se qual o impacto de um curso de formação continuada no desenvolvimento do PCK de professores de Química sobre reações redox. Para fundamentar a estruturação do curso, primeiramente foi feita uma revisão da literatura para mapear como o conteúdo redox vem sendo abordado e as limitações associadas ao seu ensino. Na sequência foram analisados como os livros didáticos do Ensino Médio abordam esse conteúdo e, em seguida, foram investigadas as dificuldades de professores do Ensino Médio em ensinar tal conteúdo. Por fim, investigou-se um curso de formação continuada que envolveu o conteúdo de reações redox. Finalizadas essas etapas de fundamentação, foi planejado e implementado um curso de formação continuada com intuito de desenvolver o PCK de professores sobre reações redox. Durante o curso, os professores foram observados e suas atividades foram analisadas. Os dados coletados se basearam nas respostas ao instrumento CoRe e a outros questionários relacionados às reações redox, planos de aulas, vinhetas e registros audiovisuais. Os dados foram analisados em termos de estratégias de ensino, materiais curriculares, métodos de avaliação e dificuldades dos alunos. Para a análise de dados utilizou-se a análise temática qualitativa com base nos cinco componentes do PCK propostos por Park e Oliver. Os resultados mostram que os professores, após a participação no curso de formação continuada, conseguiram desenvolver os componentes de forma independente e em diferentes níveis, sendo o conhecimento das estratégias o de maior destaque de melhora. Além disso, observam-se indícios de integração dos componentes do PCK.
Título en inglés
Redox reactions: a proposal to develop the Pedagogical Content Knowledge
Palabras clave en inglés
Pedagogical content knowledge
Redox reactions
Teachers' knowledge
Teachers' training
Resumen en inglés
The redox reactions content has been identified as one of the most difficult topics for chemistry students and teachers, and it is of fundamental importance to the development of chemistry teachers' pedagogical content knowledge (PCK). This study investigated the impact of a continuous professional development (CPD) course on the development of chemistry teachers' PCK of redox reactions. Firstly, a literature review was made in order to map how the redox content has been approached and the limitations associated with its teaching. Secondly, high school chemistry textbooks were analyzed to investigate how they address this content and then, difficulties of high school teachers' teaching this content were investigated. In addition, a CPD course that includes the content of redox reactions was investigated. After completing these steps, a CPD course was designed to develop chemistry teachers' PCK of redox reactions. During the course, teachers were observed and their activities were analyzed. The data were collected based on the responses to the CoRe (Content Representation) instrument and other questionnaires related to redox reactions, lesson plans, vignettes and audiovisual records. Data were analyzed in terms of teaching strategies, curricular materials, assessment methods and students' difficulties. For the data analyzing, it was used the qualitative thematic analysis based on the five PCK components proposed by Park and Oliver. The results showed that the teachers that participated in the CPD course, were able to develop the components at different levels independently and their knowledge of the teaching strategies has the most prominent improvement. In addition, evidence of the integration of PCK components was observed.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2019-05-06
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2021. Todos los derechos reservados.