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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.81.2016.tde-02062016-105635
Documento
Autor
Nome completo
Marcos Vogel
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2016
Orientador
Banca examinadora
Rezende, Daisy de Brito (Presidente)
Arroio, Agnaldo
Martorano, Simone Alves de Assis
Mesquita, Nyuara Araújo da Silva
Silva, Alcina Maria Testa Braz da
Título em português
Influências do PIBID na representação social de licenciandos em química sobre ser "professor de química"
Palavras-chave em português
Formação de Professores
Políticas Públicas
Programa Educativo
Programas de Ensino Superior
Representações Sociais
Resumo em português
Esta Tese apresenta um estudo sobre a formação inicial de professores de Química em 10 diferentes universidades públicas brasileiras, estabelecidas em 7 diferentes estados e abrange 217 estudantes de licenciatura. Analisou-se a influência do "Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência" - PIBID - na composição do Núcleo Central (NC) da Representação Social (RS; (MOSCOVICI, 1978) desses Licenciandos sobre o ser "professor de Química". Para alocar um termo na zona de centralidade de uma RS é necessário identificar o valor simbólico do termo, refletido em sua saliência, a qual é indicada pela relação entre freqüência e Ordem Média de Evocação e, pelo poder associativo, refletido na conexidade e na categorização temática dos termos. Para a coleta de informações, empregou-se um questionário, com 20 questões, das quais apenas 5 fazem referência específica à tarefa de livre associação de palavras a partir do termo indutor "professor de Química", enquanto as demais se referem à caracterização do grupo social. As conclusões deste estudo emergiram da comparação entre o NC da RS de alunos participantes do PIBID (118) com aquele de licenciandos que jamais participaram do Programa (99). Para os alunos participantes dos sub-projetos PIBID-QUÍMICA, os termos do NC da RS investigada são: dedicado, experimentação, responsabilidade. Para o sub-grupo não/PIBID, os termos salientes e com conexidade suficiente para expressar sua centralidade na RS são: dedicado, experimentação, inteligente. Portanto, a zona de centralidade da RS dos dois sub-grupos é diferente, devido a dois termos: responsabilidade e inteligente. O primeiro termo destacado é exclusivo do NC do sub-grupo PIBID, enquanto o último ocorre apenas no NC do sub-grupo não/PIBID. Vale salientar que para o sub-grupo PIBID o termo experimentação apresenta saliência e conexidade expressivos e, para o outro sub-grupo, o termo mais saliente e conexo é dedicado, o que reflete uma diferença qualitativa na organização interna da estrutura das RS, resultado que os caracteriza como diferentes grupos sociais, cada um com uma RS para o ser "professor de Química". A presença de termos diferentes na zona de centralidade das RS indica que o processo de formação desenvolvido no âmbito do PIBID expressa a importância da vivência das diferentes práticas pedagógicas junto à Escola Básica durante a formação inicial para a docência em Química, o que não ocorre para o sub-grupo não/PIBID até o momento dos estágios docentes, que demoram muito para acontecer nas Licenciaturas convencionais. No caso do sub-grupo não/PIBID, é forte a presença de termos ligados à idéia de "vocação" na docência, expressando aspectos históricos resistentes à mudança no processo de formação de professores.
Título em inglês
The PIBID's influence on the chemistry teachers' initial training Social Representation concerning being a "Chemistry teacher"
Palavras-chave em inglês
College Curricula
Public policies
Social representation
Teacher training
Resumo em inglês
This Dissertation presents a study involving 217 undergraduate students engaged in Chemistry teachers' initial formation courses from 10 different Brazilian public universities, settled in seven different Brazilian states. The study aims to analyze the "Institutional Scholarship Program for the promotion of Teaching Practice"- whose acronym from Portuguese is PIBID - influences on the composition of the elements of the structure of these undergraduates Social Representation's (SR; Moscovici, 1978) Central Core (CC) concerning their understanding of what it means to be a "Chemistry teacher". A term is allocated in the SR centrality zone depending on its symbolic value. This qualitative parameter is reflected both on the salience of the term, which is indicated by the relationship between the frequency and Evocation Average Order values, and on its associative power, reflected in its connectivity. A questionnaire with 20 questions was employed to collect information, of which only 5 questions make specific reference to the free-word association task related to the inducing term "Chemistry teacher", while the others refer to the characterization of the social group. The students were asked to list the 6 first words that came to their minds at a glance in relation to the stimulus and to hierarchize them accordingly to the importance they conferred to each one of those words. In the next step, the subjects were asked to explain their choices of terms in the free-association task, with subsequent organization of these terms in pairs. In the final task, they should complete the sentence: "For me, TO BE A CHEMISTRY TEACHER is (...)". The results of this study emerged by comparison of the PIBID students (118) SR's CC with those of the undergraduates who have never joined the program (99). The terms of the CC of the SR's PIBID-CHEMISTRY subprojects' students are: dedicated, experimentation, responsibility. For the students that have never participated of the program, the terms of the CC of the SR are: dedicated, experimentation, intelligent. Therefore, the two subgroups' central zone of the SR is different two to three words: responsibility and intelligent. The first term highlighted is sole present in the CC of the PIBID's subgroup SR, while the latter two only occur at the CC of the subgroup not / PIBID. For the PIBID's subgroup the term experimentation presents expressive salience and connectivity, and to the other sub-group, the most salient and associative term is dedicated, reflecting a qualitative difference in the internal organizational structure of the SR. This result characterizes the students as pertaining to different social groups, each of them showing its own SR concerning what it means to be a "Chemistry teacher"The presence of different terms in the SR's CC indicates that the formation process developed in the context of the PIBID program was impacted by the experiences of different teaching practices performed in the High School classes. These practices take place only in more advanced stages in the conventional undergraduate courses leading to this degree.
 
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Marcos_Vogel.pdf (13.86 Mbytes)
Data de Publicação
2016-06-06
 
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