• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.81.2016.tde-02082016-141152
Document
Auteur
Nom complet
Lilian Patricia Lima
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2016
Directeur
Jury
Marcondes, Maria Eunice Ribeiro (Président)
Rossi, Adriana Vitorino
Santos Júnior, João Batista dos
Titre en portugais
Currículo de química em foco: reflexões de um grupo colaborativo de professores do Estado de São Paulo
Mots-clés en portugais
Desenvolvimento profissional docente
Ensino de química
Grupo colaborativo
Resumé en portugais
Esta pesquisa, de cunho qualitativo, se propõe a investigar a seguinte questão de pesquisa: Como a participação do professor de química em um grupo colaborativo contribui para o aprofundamento de suas reflexões sobre o ensino de Química, tendo em vista uma análise crítica do atual currículo e de seu desenvolvimento em sala de aula? Como a inserção do professor nesse grupo contribui para a melhoria de sua prática docente? Os objetivos da pesquisa foram: a) Analisar como os professores avaliam as estratégias de ensino sugeridas nos cadernos de apoio ao professor e as suas próprias para o desenvolvimento do conteúdo. b) Identificar as relações entre a incorporação do currículo na prática pedagógica e aspectos da estrutura e abordagem dos conceitos. c) Identificar possíveis obstáculos postos pelo trabalho colaborativo que podem influenciar tomadas de decisão individuais e coletivas sobre a prática docente. d) Identificar as percepções dos professores sobre seu desenvolvimento profissional com a participação no grupo. Para que os objetivos fossem alcançados, o grupo formado por dez professores de química da rede pública de São Paulo passou a se reunir, desenvolvendo os encontros tendo como base a troca de experiências, o estudo do atual currículo paulista de química e reflexões e discussões acerca do ensino de química. Foram 10 encontros nos quais os dados foram coletados através da gravação de vídeo de todos os encontros, entrevistas semi-estruturadas, atividades realizadas pelos participantes do grupo e questionários aplicados. Os dados foram transcritos e a análise desses dados está baseada na análise de conteúdo, onde categorias emergentes foram estabelecidas. Os resultados mostraram que os professores participantes, possuem dificuldades quanto à compreensão e utilização do atual currículo de química do Estado de São Paulo em suas práticas pedagógicas. Também ficou evidenciado que o grupo colaborativo atuou na reestruturação do pensamento docente em relação ao ensino de química e ao currículo de química vigente, bem como contribuiu para a ressignificação das práticas pedagógicas, favorecendo o desenvolvimento profissional.
Titre en anglais
Chemistry curriculum in focus : reflections of a collaborative group of São Paulo teachers
Mots-clés en anglais
Chemistry learning
Collaborative group
Teacher´s professional development
Resumé en anglais
This research has a qualitative approach and aims to investigate the following research question: How the participation of a chemistry teacher in a collaborative group contributes for deeper reflections about chemistry learning process, owing to a critical analysis of the curriculum and their development in classroom? How the teacher involvement in this group contributes to the improvement of their teaching practice? The aims of this research are: a) Analyze how the teachers assess the learning strategies suggested in teacher´s support notes and their own for the development of the content. b) Identify the relations between curriculum incorporation in the pedagogic practice and structure aspects and approach of concepts. c) Identify possible barriers set by the collaborative work that can induce individual decisions and collective about teaching practice. d) Identify the teacher´s perceptions about their professional development with the group´s participation. To achieve the goals, the group formed by ten chemistry teachers of Sao Paulo public schools has been reunited, developing the meetings through the experience exchange, study of the current chemistry curriculum and reflections and discussions about chemistry learning. Ten meetings were performed in which the data were collected by recorded videos of the meetings, semi-structured interviews, activities that were realized by the participants of the group and were applied questionnaires. The data were transcripts and the analysis of these data was based in the content analysis, were the categories were established. The results showed that the teachers have difficulties as to the comprehension and application of the current chemistry curriculum of Sao Paulo State in their pedagogic practices. The collaborative group also acted in the restructuring of the teacher´s thought regarding to the chemistry learning and current chemistry curriculum, as well as it contribute to the resignification of the pedagogic practices favoring the professional development.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2016-08-03
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.