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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.81.2011.tde-06072011-094219
Documento
Autor
Nome completo
Claudia Ayres
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2011
Orientador
Banca examinadora
Arroio, Agnaldo (Presidente)
Bueno Filho, Marco Antonio
Santos Filho, Pedro Faria dos
Título em português
O uso do recurso multimídia no ensino de Química para alunos de ensino médio sobre o conteúdo de ligações intermoleculares
Palavras-chave em português
Ensino de Química
recurso multimídia
visualização
Resumo em português
Este estudo é uma pesquisa qualitativa, que busca indícios sobre a possibilidade de a inserção do recurso multimídia favorecer (ou não) a elaboração de conceitos sobre ligações intermoleculares para alunos do ensino médio. Foi aplicado em um grupo de 22 alunos do segundo ano, do ensino médio, de uma escola particular da zona sul da cidade de São Paulo. A metodologia foi organizada em dois momentos, contemplando a metodologia de ensino, onde se detalha o material usado e a sequência didática empregada, e a metodologia de pesquisa, onde se detalha os instrumentos de pesquisa utilizados. Como a nossa questão principal envolvia a elaboração conceitual de representações pictográficas e textuais sobre alguns sistemas, fez-se uso de dois questionários, sendo um aplicado antes e outro após o uso do recurso multimídia, de forma a possibilitar ao aluno a chance de reelaborar seus registros viabilizando obtermos informações mais consistentes acerca da possível melhora na elaboração conceitual. Com os questionários respondidos e analisados, percebemos que seria relevante realizarmos entrevistas, ao menos com alguns alunos, visando realizar a triangulação dos dados. De acordo com os resultados houve melhora nas representações macroscópicas e, principalmente, nas representações submicroscópicas, denotando que houve melhora na elaboração conceitual, pois quando há mudança no registro pictográfico, possivelmente o aluno reorganizou seu modelo mental aprimorando-o e isto foi externalizado na sua representação.
Título em inglês
The usage of the multimedia resource at chemistry teaching of intermolecular forces content to pupils of secondary school.
Palavras-chave em inglês
Chemistry teaching
multimedia resource
visualization
Resumo em inglês
This study is a qualitative research, that attempts to find appointments about the possibility of the insertion of multimedia resource to favor (or not) the conceptual elaboration of intermolecular forces by pupils of secondary school. It was applied in a group of 22 pupils of second year of secondary school in a private school of the south zone of São Paulo city. Development was organized in two moments, including methodology of teaching, in which material and the didactic sequence employed were detailed, and the research methodology, in which instruments of research were described. As our main question involved the conceptual elaboration of pictographic and literal representations of some systems, two questionnaires were applied, one before and the other after the use of the multimedia resource to support pupils in reorganizing registers in such a way, that it would be possible to get more consistent information concerning the possible improvement of the conceptual elaboration. Based on the data answered and analyzed from the questionnaires, we have realize that it would be relevant to carry on interviews, at least with some pupils, in order to make the triangulation of results. According to results the macrocospic representations were improved and, mainly, the submicroscopics representations, showing the improvement of conceptual elaboration. Therefore, when it these is change in the pictographic register, the pupil has possibly reorganized his/her mental model, improving it as externalized in its representation.
 
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Claudia_Ayres.pdf (20.50 Mbytes)
Data de Publicação
2011-07-06
 
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