• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.81.2013.tde-10042014-191840
Documento
Autor
Nome completo
Suzéte Fraga Mayer
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2013
Orientador
Banca examinadora
Correia, Paulo Rogério Miranda (Presidente)
Leal, Sergio Henrique Bezerra de Sousa
Maximiano, Flavio Antonio
Título em português
Inovação metodológica na sala de aula com o uso de mapas conceituais no ensino superior
Palavras-chave em português
Epistemologia da prática docente
Mapas conceituais
Professor Reflexivo
Resumo em português
A insatisfação no processo de ensino-aprendizagem é causada, na maioria dos casos, pela falta de efetividade do ensino desenvolvido pelo docente e a falta de aprendizagem inerente ao aluno, neste processo complexo que se comunica, mas não se confunde. Ele precisa ser dialógico para que o docente construa o conhecimento do aluno (Weisz, 2001). As mudanças, porém, são difíceis, pois retiram os docentes do ensino de suas zonas de conforto. Estas mudanças terão maior facilidade de implantação se encontrar profissionais motivados e abertos para a aplicação de novos métodos. O docente reflexivo é aquele que está pronto para modificar a forma como conduz suas aulas, ao observar que a metodologia utilizada não está alcançando os objetivos desejados. Neste trabalho foi apresentada a proposta de utilização do Mapa Conceitual (MC) como uma nova ferramenta instrucional, em face da riqueza de benefícios que eles possuem ao representar o conhecimento do mapeador e permitir a aprendizagem significativa. O trabalho se constituiu de um estudo de caso envolvendo dois professores universitários, no curso de pós-graduação da USP em Química (Universidade de São Paulo). Neste estudo foram realizadas quatro entrevistas semi-estruturadas em diferentes momentos (antes, durante e depois da ação). As entrevistas foram transcritas em forma de MCs e validadas por dois especialistas. A análise dos dados foi feita usando a variável docente, comparando-se os perfis dos envolvidos e as suas reflexões ao longo do tempo, durante cerca de dois meses, na perspectiva de avaliar os obstáculos encontrados na implementação de uma mudança e a reflexão na ação e sobre a ação.
Título em inglês
Methodological innovation in higher education classrooms using conceptual maps
Palavras-chave em inglês
Conceptual maps
Epistemology of teaching practice
Reflective teacher
Resumo em inglês
The dissatisfaction in the teaching/learning process is caused, in most cases, by the lack of effectiveness of the learning process. However, changes are hard since they take teachers out of their comfort zone. These changes will be easier when met with motivated professionals open to new methods. The reflective teacher is the one that is ready to change the way he teaches when realizing that the current methodology is not achieving the desired results. This study presents the use of Conceptual Maps (CM) as a new teaching tool, in light of the richness of benefits that they present when representing the mapper's knowledge and allowing effective learning. This work is based in a case study of two postgrad chemistry professors from University of São Paulo. Four interviews were conducted at different times (before the action, during action and afterwards). The interviews were transcribed as Conceptual Maps and validated by two specialists. Data analysis was conducted using the "variable teaching", comparing the subject profiles and their reflection along the way, to evaluate the challenges found during the process of implementing a change and a reflection during the action and about the action.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2014-04-23
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2020. Todos os direitos reservados.