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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.81.2013.tde-10042014-195416
Documento
Autor
Nome completo
Anielli Fabíula Gavioli Lemes
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2013
Orientador
Banca examinadora
Porto, Paulo Alves (Presidente)
Araujo Neto, Waldmir Nascimento de
Souza, Karina Aparecida de Freitas Dias de
Título em português
Aspectos filosóficos e educacionais da química: investigando as concepções de doutorandos em química
Palavras-chave em português
Doutorandos em química
Ensino de química
Filosofia da química
Resumo em português
Este trabalho investigou concepções de dez estudantes de doutorado em química de uma Universidade pública paulista, sobre aspectos da filosofia da química. Buscou-se compreender como a química se caracteriza para esse grupo de pesquisadores, a fim de obter subsídios a respeito de como essa ciência pode ser mais bem ensinada e aprendida. Utilizou-se, como referencial teórico, trabalhos das áreas de filosofia da química e ensino de química, abordando as peculiaridades dessa ciência, para analisar o conjunto de transcrições de dois grupos de entrevistas semi-estruturadas realizadas com os doutorandos. A análise dos dados obtidos levou à classificação das concepções dos doutorandos em duas categorias e nove subcategorias. A categoria "características da área de atuação da química" foi subdividida em "presença profissional no setor produtivo", "aplicação prática", "desenvolvimento de novas formas de explicação", e "interfaces com outras ciências". A segunda categoria, "características do pensamento químico", abrangeu as subcategorias "realismo químico com referência a imagens", "realismo químico sem referência a imagens", "valorização das evidências experimentais", "caráter qualitativo e relacional entre as entidades químicas", e "utilização de múltiplos modelos". Os resultados revelam, entre as características marcantes da química, a valorização da experimentação e sua relação com abordagens realistas para as entidades submicroscópicas. Foi possível observar, também, indicadores de distinção entre a produção de conhecimento em química e o ensinar química, sugerindo a necessidade de explicitar questões filosóficas para promover melhor formação de professores de química.
Título em inglês
Philosophical and educational aspects of chemistry
Palavras-chave em inglês
Chemical education
Graduate students
Philosophy of chemistry
Resumo em inglês
This study investigated ideas of ten chemistry doctoral students from a public University in São Paulo about aspects of the philosophy of chemistry. Our aim was to gain insight on what chemistry is about for this group of researchers, in order to devise ways in which chemistry could be better taught and learned. Works in the areas of philosophy of chemistry and chemistry education were used to build a theoretical framework, addressing the peculiarities of this science. The set of transcripts of two groups of semi-structured interviews with the graduate students was analyzed using such framework. Data analysis led to the classification of the conceptions of the graduate students in two categories and nine subcategories. The category "characteristics of the range of chemistry" was subdivided into "professional presence in the productive sector", "practical application", "development of new forms of explanation", and "interfaces with other sciences". The second category, "characteristics of chemical thinking", covered the subcategories "chemical realism with reference to images", "chemical realism without reference to images", "significance of experimental evidence", "qualitative and relational character of chemical entities", and "use of multiple models". Results show the centrality of laboratory experiments and its relation to realistic approaches for submicroscopic entities among the outstanding characteristics of chemistry. Indicators of distinction between the production of chemical knowledge and the teaching of chemistry were also observed, suggesting the need for explicit philosophical discussions to improve chemistry teacher education.
 
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Data de Publicação
2014-04-23
 
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