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Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.81.2013.tde-10042014-200912
Document
Auteur
Nom complet
Terezinha Iolanda Ayres Pereira
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2013
Directeur
Jury
Marcondes, Maria Eunice Ribeiro (Président)
Quadros, Ana Luiza de
Rezende, Daisy de Brito
Titre en portugais
Transformações químicas: visões e práticas de professores de ciências
Mots-clés en portugais
Construtivismo
Ensino de Ciências
Formação continuada de professores
Modelo didático
Transformações Químicas
Resumé en portugais
A presente pesquisa foi realizada com o objetivo de conhecer as visões e práticas sobre o conceito de transformações químicas apresentadas por professores que trabalham ensinando Ciências para o 9º ano do Ensino Fundamental, tendo sido desenvolvida em torno de três eixos: o conceito de transformações químicas que os professores revelam; suas visões do ensino desse conceito e o modelo didático que apresentam. A hipótese que norteou a pesquisa é a de que a maioria dos professores de Ciências apresenta uma visão do conceito de transformações químicas incompleto, restrito a alguns aspectos conceituais e com uma prática permeada pelo modelo tradicional de ensino. A pesquisa, com princípios de metodologia qualitativa, foi realizada em duas etapas, com professores que trabalham ensinando ciências, enquanto participaram de atividades de formação continuada oferecidas pela pesquisadora: a primeira junto a 9 professores da cidade J e a segunda junto a 14 professores da cidade G. Para identificar o modelo didático foi utilizado o instrumento descrito na literatura, enquanto que as visões e práticas foram identificadas por meio de questões elaboradas para esse fim. A partir das ideias manifestadas pelos professores foram construídas categorias de análise em relação a cada eixo da pesquisa. O modelo didático foi categorizado em relação ao hibridismo e ao grau de coerência; as categorias para a análise do conceito de transformações químicas emergiram dos aspectos macroscópicos, submicroscópicos e representacionais enquanto que para a análise da prática utilizou-se o modelo didático, os aspectos conceituais e a amplitude conceitual. Identificamos, nas respostas dos professores participantes, modelos didáticos pessoais híbridos e incoerentes, diversas lacunas e concepções alternativas sobre o conceito de transformações químicas e uma prática tradicional de ensino, manifestada tanto pela sequência quanto pela abordagem dos conteúdos. De acordo com os resultados desta pesquisa, aqueles professores que apresentam níveis conceituais mais altos parecem estar mais suscetíveis à evolução do modelo didático, de um modelo pertencente ao paradigma tradicional, até um modelo pertencente ao paradigma construtivista. Estes resultados sugerem a necessidade de investimento em atividades de formação continuada, preparados para que os professores participem, ativamente, de grupos nos quais possam refletir sobre seus conceitos e suas práticas.
Titre en anglais
Chemical Transformations: views and practices of science teachers
Mots-clés en anglais
Chemical Transformations
Chemistry Teaching
Continuing teacher training
Science Teaching
Teaching model
Resumé en anglais
This recent research was be realized with the objective to know the vision and practices about the concept of chemical's transformations make by teachers that teach science to students of the ninth level of the high school. This research was being developed around three axes: the concept of chemical's transformations revealed by the teachers; you visions about teaching of this concept and the teaching model showed. The hypothesis that guided this research is that the majority of science's teachers have one incomplete vision of the concept of chemical's transformations, limited just a same conceptual aspects and with one practice based in the traditional model. This research, with the principles of qualitative methodology, was realized in two steps, with teachers that work teaching science while participating of activities of continuing teacher training proposed by the researcher: the first with 9 teachers of the city J and the second, with 14 teachers of the city G. To identify the teaching model, was used one instrument described in the literature; while visions and practices were identify by means of questions prepared for this purpose. Based on the ideas expressed by the teachers were construed categories of analysis in relation to each research's axes. The didactic model was categorized in relation to hybridity and the degree of coherence; the categories for analysis of the concept of chemical's transformations emerged from the aspects macroscopic, submicroscopic and representational whereas for the practical's analysis was used the teaching model, the conceptual aspects and conceptual breadth. We are identified into this answers of the participating teachers, hybrid and incoherent in personal didactics models, many gaps and alternatives concepts about the concept of chemical's transformations and one traditional practice of teach, manifested by both the sequence and by addressing the content. According to the results of this research, those teachers that showed highest conceptual level show are more susceptible to the evolution of the teaching model, of a model belonging to the traditional paradigm until model belonging to the constructivist paradigm. These results suggest the necessity of more investments in activities of continuing teacher training prepared for teachers to participate actively in the groups in which they can reflect on their concepts and practices.
 
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Date de Publication
2014-04-23
 
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