• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.81.2016.tde-14012016-151429
Document
Auteur
Nom complet
Mara Cristina Pane
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2015
Directeur
Jury
Marcondes, Maria Eunice Ribeiro (Président)
Maximiano, Flavio Antonio
Silveira, Marcelo Pimentel da
Titre en portugais
Substância e mistura de substâncias: estudo da evolução conceitual dos alunos
Mots-clés en portugais
Demanda de aprendizagem
Ensino e aprendizagem
Mistura de substâncias
Sequência didática
Substância
Resumé en portugais
O objetivo deste trabalho foi investigar as concepções dos alunos de 9º ano e 1ª série do ensino médio sobre os conceitos de substância e mistura de substâncias, verificando se é possível, para os alunos do 9º ano, fazerem essas ideias evoluírem por meio de uma sequência de ensino estruturada. A elaboração desta sequência levou em consideração alguns aspectos da abordagem baseada na demanda de aprendizagem (LEACH e SCOTT, 2005). A demanda resultou da comparação entre os conceitos que se queria ensinar sobre substâncias e mistura de substâncias e aquilo que os alunos traziam do dia a dia, tal como a ideia de que todo material é uma substância, que a homogeneidade é característica da substância, e a ideia de que mistura de substâncias estão sempre ligadas ao ato de misturar. A partir daí, foi definida a sequência para abordar estes aspectos. Para atingir as finalidades apresentadas foram implementadas 8 aulas de 45 minutos em três turmas de 9º ano do ensino fundamental de duas escolas públicas do estado de São Paulo. Para avaliar os resultados foram elaborados e aplicados instrumentos antes, após e seis meses após a sequência ser aplicada. Por meio de uma análise de conteúdo emergiram as várias categorias, permitindo a organização dos dados. Para cada conceito foram criadas categorias de análise. Os resultados revelaram que a aplicação da sequência de ensino foi capaz de promover, em grande parte dos alunos, a aprendizagem dos conceitos de substâncias e mistura de substâncias, assim como possibilitou uma maior capacidade de reconhecer e diferenciar os materiais em relação aos conceitos estudados.
Titre en anglais
Substance and Mixture of Substances: Study of the Conceptual Evolution of the Students
Mots-clés en anglais
Learning demand
Mixture of substances
Substance
Teaching and learning
Teaching learning sequence
Resumé en anglais
The objective of this study was to investigate the views of 9th grade students and 1st year of high school on the concepts of substance and mixture of substances, making sure that it is possible for students in 9th grade, do these ideas evolve through a structured teaching sequence. The preparation of this sequence took into account some aspects of the approach based on demand learning (Leach and Scott, 2005). The demand resulted from the comparison between the concepts that would teach for substance and mixtures of substances and what the students brought in everyday study, such as the idea that every material is a substance that homogeneity is characteristic of the substance, and the idea that mixtures of substances are switched to the act of mixing. From there, the sequence was defined to address these issues. To achieve the objectives presented were implemented eight lessons of 45 minutes in three classes of 9th grade of elementary school from two public schools in the state of São Paulo. To evaluate the results have been developed and applied instruments before, after and six months after the sequence is applied. Through a content analysis emerged the various categories, allowing the organization of data. For each concept analysis, categories were created. The results showed that the application of the teaching sequence was able to promote the learning of most students the concepts of substance and mixtures of substances and allowed greater ability to recognize and differentiate the materials in relation to the concepts studied.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2016-02-04
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2020. Tous droits réservés.