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Disertación de Maestría
DOI
10.11606/D.81.2014.tde-14102015-151323
Documento
Autor
Nombre completo
Susan Bruna Carneiro Aragão
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2014
Director
Tribunal
Marcondes, Maria Eunice Ribeiro (Presidente)
Maximiano, Flavio Antonio
Aires, Joanez Aparecida
Título en portugués
Alfabetização científica: concepções de futuros professores de química
Palabras clave en portugués
Alfabetização científica
Ensino de química
Formação de professores
Resumen en portugués
Foram investigadas as concepções de 58 alunos dos últimos anos do curso de licenciatura em química de cinco instituições de ensino da região metropolitana de São Paulo acerca do conceito de Alfabetização Científica (AC). Os dados foram coletados por meio de três instrumentos e entrevistas semiestruturadas com os coordenadores dos cursos de licenciatura e com o alunos que declararam ter o desejo de se tornar professores de química. Foram analisadas as estratégias de ensino preferidas e rejeitadas pelos estudantes, suas concordâncias e discordâncias sobre as ideias gerais de ciência; características da química; química no contexto; habilidades de aprendizagem de alta ordem e aspectos afetivos. Por fim, foram analisados planos de aula, avaliação e a definição do conceito de AC. Os dados foram analisados por instituição de ensino e por aluno que participou das entrevistas. Os resultados indicaram que a visão e a prática de ensino dos alunos apresentaram perspectivas de ensino antagônicas, sendo a visão próxima às tendências construtivistas e com abordagem CTSA, relacionadas a níveis mais altos de Alfabetização Científica, porém, sua prática está relacionada à tendências mais tradicionais de ensino relacionadas à níveis mais baixos de Alfabetização Científica.
Título en inglés
Scientific Literacy: prospective teachers' conceptions
Palabras clave en inglés
Scientific literacy
Teacher training
Teaching chemistry
Resumen en inglés
We investigated the conceptions of 58 prospective teachers of five educational institutions in the metropolitan region of São Paulo about the concept of Scientific Literacy (SL). Data were collected using three instruments and semi structured interviews with the coordinators of undergraduate students who have declared the desire to become chemistry teachers. We analyzed their favorite and rejected teaching strategies, their agreements and disagreements about the general scientific ideas; characteristics of Chemistry; Chemistry in context; high-order learning skills, and affective aspects. We also analyzed lesson plans, learning assessments, and their definition of SL. The collected data were analyzed and results indicated that prospective teachers' views and practice showed antagonistic, their views has a constructivist tendencies and STS approach, related to higher levels of scientific literacy, however, their practice is related to more traditional trends related to lower levels of scientific literacy.
 
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Fecha de Publicación
2015-10-16
 
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