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Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.81.2019.tde-16062020-172404
Documento
Autor
Nombre completo
Brenno Ralf Maciel Oliveira
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2019
Director
Tribunal
Fernandez, Carmen (Presidente)
Kiouranis, Neide Maria Michellan
Rezende, Daisy de Brito
Altarugio, Maisa Helena
Júnior, Paulo de Avila
Título en portugués
Eletroquímica e formação continuada: caminhos para desenvolver o conhecimento pedagógico do conteúdo de professores de química
Palabras clave en portugués
Aprendizagem Cooperativa
Conhecimento Pedagógico do Conteúdo
Conhecimentos de professores
Eletroquímica
Ensino de Química
PCK
Resumen en portugués
As necessidades formativas de professores para o ensino de eletroquímica é algo latente no atual contexto educacional brasileiro, uma vez que tanto os docentes apresentam barreiras e limitações ao exercer o ensino deste conteúdo, quanto as iniciativas da formação continuada carecem de reformulações que as tornem mais eficazes. Perante este cenário, o presente trabalho discute a implementação de um curso de formação continuada pautado nos princípios da aprendizagem cooperativa como possibilidade de desenvolver o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK) de professores de química acerca da eletroquímica. Trata-se de um estudo qualitativo, realizado na cidade de Joinville-SC, em que dois professores de química (P1 e P2) foram entrevistados e acompanhados durante suas aulas de eletroquímica, antes e depois de participarem do curso de formação continuada supracitado. O PCK desses professores foi documentado e analisado conforme os três domínios propostos no Modelo Consensual Refinado (RCM), sendo o PCK coletivo (cPCK), o PCK pessoal (pPCK) e o PCK em ação (ePCK). Os resultados revelaram que os dois professores apresentaram melhoras em seus conhecimentos das estratégias instrucionais e da compreensão dos alunos, tanto no domínio do pPCK quanto no ePCK, em decorrência da influência do cPCK construído no curso de formação continuada. No domínio do pPCK, dentre as dez categorias de conhecimentos analisadas, P1 teve melhora em sete e P2 melhorou em seis, enquanto que no domínio do ePCK, verificou-se melhora em quatro categorias de P1 e em sete de P2. Desta situação observou-se que nem sempre os conhecimentos declarados no pPCK são mobilizados na prática, no ePCK. Perante os resultados, conclui-se que o curso de formação continuada contribuiu efetivamente para o desenvolvimento profissional dos professores através do cPCK oferecido e construído, permitindo que os mesmos melhorassem seus conhecimentos nos domínios do pPCK e do ePCK, ainda que em diferentes intensidades. Conclui-se pela importância de espaços formativos que foquem em atividades especialmente planejadas para o desenvolvimento do PCK e que preconizem o trabalho cooperativo em que os professores possam compartilhar experiências e construir novos aprendizados a fim de conseguirem melhorar sua prática profissional.
Título en inglés
Eletrochemistry and continuous professional development: ways to develop the Pedagogical Content Knowledge of chemistry teachers
Palabras clave en inglés
Chemistry Teaching
Cooperative Learning
Electrochemistry
PCK
Pedagogical Content Knowledge
Teacher Knowledge
Resumen en inglés
The teacher training needs for the teaching of electrochemistry is something latent in the current Brazilian educational context. Both teachers have problems and limitations when teaching this content, and the continuing professional development (CPD) courses need reformulations that make them more effective. Against this background, this thesis discusses the implementation of a CPD course based on the principles of cooperative learning as a possibility to develop the Pedagogical Content Knowledge (PCK) of chemistry teachers about electrochemistry. This is a qualitative study, conducted in the city of Joinville-SC, in which two chemistry teachers (P1 and P2) were interviewed and followed during their electrochemistry classes, before and after attending the aforementioned course. The PCK of these teachers was documented and analyzed according to the three domains proposed in the Refined Consensus Model (RCM), being the collective PCK (cPCK), the personal PCK (pPCK) and the enacted PCK (ePCK). The results revealed that both teachers showed improvements in their knowledge of instructional strategies and knowledge of student understanding, within the pPCK and ePCK domains, due to the influence of cPCK built on the continuing education course. In the pPCK domain, among the ten knowledge categories analyzed, P1 showed improvements in seven and P2 in six, while in the ePCK domain, P1 showed improvements in four knowledge categories and P2 in seven. From this situation it was observed that the knowledge declared in pPCK is not always mobilized in practice in ePCK. Given the results, it is concluded that the CPD course effectively contributed to the professional development of teachers through the offered and built cPCK, allowing teachers to improve their knowledge in the fields of pPCK and ePCK, although at different intensities. It is concluded by the relevance of teacher training spaces that focus on activities specially planned for the development of the PCK. Also spaces that promote cooperative work in which teachers can share experiences and build new learning in order to improve their professional practice.
 
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Fecha de Publicación
2020-06-23
 
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