• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
10.11606/D.81.2016.tde-21032016-100229
Documento
Autor
Nombre completo
Josilãna Silva Nogueira
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2015
Director
Tribunal
Villani, Alberto (Presidente)
Fernandez, Carmen
Silva, José Alves da
Título en portugués
Avaliação no ensino de química: atividades e critérios de professores da educação básica do município de São Paulo
Palabras clave en portugués
avaliação
ensino de química
ensino médio
patamares da aprendizagem
professor de química
Resumen en portugués
Considerando a avaliação como uma das ferramentas do ensino, o estudo constante de sua aplicação e dos objetivos que a impulsionam é primordial na qualidade da educação. Nesse âmbito, a presente pesquisa tem como objetivo geral conhecer os critérios de avaliação discente utilizados pelos professores da Rede Estadual de Educação Básica, no município de São Paulo, pretendendo desvendar o que condiciona a avaliação e orienta, implícita ou explicitamente, a prática do professor na sala de aula e, também, fora dela. Para tanto, entrevistou-se 9 professores de química, voluntários, atuantes no ensino público do município. Após o processo de unitarização, previsto pela análise textual discursiva, os dados foram discutidos a partir da ideia dos "patamares de aprendizagem" de Villani e Barolli (2000), tendo sido criado, para tanto, "patamares de docência" análogos àqueles. Os instrumentos, os critérios e os resultados da avaliação foram identificados como as dimensões que representam as principais características dos processos de avaliação realizados pelos professores entrevistados. Estes, classificam os alunos na classe em grupos, de acordo com as características e respostas que os discentes apresentam. Para cada grupo, os docentes desenvolvem diferentes mecanismos de ações, o que nos permite classifica-los em adesão a um ou mais patamar de docência. Essa classificação é importante uma vez que nos permite interpretar a relação do professor com a avaliação e o conhecimento escolar e, consequentemente, nos dá alicerces no entendimento da atuação do profissional no Ensino de química.
Título en inglés
Evaluation in Chemistry Teaching : Activities and Teacher Criteria Basic Education in São Paulo
Palabras clave en inglés
assessment
chemistry teacher
high school
learning levels
teaching chemistry
Resumen en inglés
Considering evaluation as a teaching tool, it is necessary a constant study of its application and purposes in the quality of education. In this context, the present work has the general objective to study the student's /test criteria used by teachers of the State Basic Education Network in São Paulo, intending to unveil the evaluation circumstances and guide, implicit or explicitly, the teacher's practice in and outside the classroom. Therefore, 9 chemistry teachers (volunteers), active in public education in the São Paulo city, were interviewed. After the process of unitarization, provided by discursive textual analysis, data were discussed from the idea of "learning levels" of Villani and Barolli (2000) and it was created "teaching levels" analogous to "learning levels". Instruments, criteria and evaluation results were identified as dimensions that represent the main features of the evaluation procedures implemented by the teachers that were interviewed. Those teachers classify the students in the class into groups according to the characteristics and answers given by the scholars. For each group, teachers develop different mechanisms of action, allowing us to classify them in adherence to one or more teaching levels. This classification is important because it allows us to interpret the teacher's relationship with the evaluation and school knowledge and, consequently, gives us the foundations to understand the professional performance in chemistry education.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2016-03-22
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2020. Todos los derechos reservados.