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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.81.2012.tde-23042013-113843
Document
Auteur
Nom complet
Luciane Hiromi Akahoshi
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2012
Directeur
Jury
Marcondes, Maria Eunice Ribeiro (Président)
Abreu, Daniela Gonçalves de
Roberto, Lúcia Helena Sasseron
Titre en portugais
Uma análise de materiais instrucionais com enfoque CTSA produzidos por professores num curso de formação continuada
Mots-clés en portugais
Contextualização
Ensino CTSA
Formação continuada
Materiais didáticos
Resumé en portugais
No mundo atual, é importante que as pessoas tenham conhecimentos para serem capazes de tomar decisões, participar de discussões e dos rumos que a ciência e a tecnologia deveriam seguir em benefício da sociedade. Assim, a contextualização no ensino em uma abordagem CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) vem sendo defendida como uma forma de melhorar o senso crítico dos alunos. O professor de Química deveria planejar seu ensino tendo em vista a possibilidade de explorar conceitos químicos para que o aluno possa entender e dar sentido ao mundo físico. Com isso, a construção de materiais instrucionais produzidos por professores para suas próprias aulas pode ser um valioso instrumento para atingir tais objetivos. O objetivo deste trabalho foi o de analisar as produções de unidades didáticas com enfoque CTSA de professores de Química do ensino médio na perspectiva da contextualização do conhecimento de Química. As análises consideraram o entendimento de contextualização dos professores manifestada nas unidades didáticas produzidas. Em relação ao entendimento de contextualização, as unidades foram classificadas como: exemplificação do conhecimento; descrição científica de fatos e processos; problematização da realidade social; compreensão da realidade; transformação da realidade social. Além disso, buscou-se relacionar as ideias iniciais desses professores sobre contextualização e como elas se manifestam nas unidades didáticas elaboradas em conjunto com outros professores. Analisou-se, ainda, o potencial dessas unidades para desenvolver atitudes cidadãs e promover a alfabetização científica dos estudantes. Foram analisadas cinco unidades didáticas cujo tema geral foi "Combustíveis - Produção, eficiência e impactos ambientais". Todas as unidades foram classificadas como descrição científica de fatos e processos, pois esses materiais apresentavam ênfase no desenvolvimento de conteúdos científicos e poucas discussões referentes a questões sociais e ambientais. No entanto, há um relativo avanço em relação a materiais cujo interesse é de apenas desenvolver conteúdos científicos (ensino tradicional), pois apresentam textos que procuram mostrar outros aspectos relacionados ao tema, como problemas sociais, econômicos e ambientais. Portanto, considera-se que a elaboração de materiais instrucionais pode ser uma boa estratégia em desenvolver uma visão mais crítica em relação a um tema em estudo.
Titre en anglais
An analysis of Science, Technology and Society approaches in Instructional materials produced by high school chemistry teachers
Mots-clés en anglais
Content approach
Instructional material
STSE teaching
Resumé en anglais
Taking into account that today's world is increasingly affected by science and technology, people should get knowledge to participate on decision making and to take part on discussions about the directions that science and technology should be follow taking into account the benefit of the whole society. Chemistry curricula in a STS approach ought to be planned to explore chemical concepts in such a way that allows the students to understand and give sense to the physical world. Thus, the teachers' elaboration of their own instructional materials might be a valuable way to meet these goals. The aim of this work is to analyze context-based units focused on STS approach produced by high school chemistry teachers. These units were produced during an in service course offered to help teachers plan activities considering a STS perspective in the contents and methodologies they judged appropriate to their classes. The units were classified in one of four approaches: focus on chemical content using daily life examples related to chemistry concepts; focus on chemical content adding scientific description of processes involving chemistry and society; focus on problems and situations of social relevance, where science content is introduced to facilitate the understanding of the situation and judgment skills by the students; focus on comprehension and transformation of social reality aiming the development of values and the participation of the students in responsible political actions. Five didactic units produced under the theme of fossil combustibles were analyzed. Aspects like production, efficiency, environmental impacts were addressed in those materials. These units were classified as scientific description of processes since the emphasis was put on chemical content and few concerns were presented on social issues. However, there was an improvement compared to traditional instruction materials focused exclusively on chemical content. Thus, the development of instructional materials seemed to be a good strategy to help teachers to plan context-based teaching.
 
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Date de Publication
2013-05-16
 
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