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Disertación de Maestría
DOI
10.11606/D.81.2018.tde-23112018-143900
Documento
Autor
Nombre completo
Helena Savignani Alvares Nogueira
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2018
Director
Tribunal
Porto, Paulo Alves (Presidente)
Bortolotto, Andréa
Viana, Helio Elael Bonini
Título en portugués
O conceito de valência em livros didáticos de Química Geral para o nível superior nas primeiras décadas do século XX
Palabras clave en portugués
história da química
livros didáticos
química geral
valência
Resumen en portugués
Esta dissertação faz uma análise da abordagem do conceito de valência em livros didáticos de química geral para nível superior publicados nos EUA ao longo das primeiras décadas do século XX. Para tanto, foi feito um estudo de caso histórico a respeito do desenvolvimento do conceito de valência no final do século XIX e início do século XX, no qual se observou a influência de duas teorias sobre a combinação dos elementos: a teoria dos tipos e a teoria dos radicais. Outros pontos de destaque no caso histórico foram o envolvimento de vários cientistas, de vários países, e a relação do conceito de valência com os estudos sobre ligação, periodicidade e estrutura química, além de mudanças na nomenclatura e notação utilizadas. Num segundo momento, investigou-se a presença do conceito de valência nos livros didáticos selecionados, buscando uma análise qualitativa do material, tendo como referencial a análise textual discursiva. Os critérios de análise incluem: localização do assunto no livro, a nomenclatura e a notação utilizada, a definição fornecida e se ela está atrelada a alguma determinação histórica, matemática ou experimental, a presença do contexto histórico e do desenvolvimento do conceito ao longo dos anos, quais assuntos se apresentam correlacionados e quais os usos e aplicações dados à valência. Observou-se nos livros: a ausência de discussões mais aprofundadas a respeito da história da ciência; a grande importância dada pelos autores ao conceito de valência; a existência de um período de transição entre o conceito clássico e o eletrônico, ocorrido pouco tempo depois da construção do conceito eletrônico pelos cientistas; e uma mudança no enfoque da ciência química apresentada nos livros, os quais gradativamente deixam de reconhecer a existência de incertezas e lacunas no conhecimento químico.
Título en inglés
The concept of valence in university-level General Chemistry textbooks in the first decades of the twentieth century
Palabras clave en inglés
general chemistry
history of chemistry
textbooks
valence
Resumen en inglés
This dissertation analyzes the approaches to the concept of valence in university-level general chemistry textbooks published in the USA throughout the first decades of the twentieth century. A historical case study about the development of the concept of valence in late nineteenth and early twentieth century is presented. It is shown that the concept of valence emerged from two theories on the combination of elements: the theory of types and the theory of radicals. Other important points from the historical case study were the involvement of several scientists from various countries and the relationship between the concept of valence and studies on chemical bonding, periodicity and chemical structure. Changes in nomenclature and notation for valence were also noted. In a second moment, the presence of the concept of valence in selected textbooks was investigated, by means of a qualitative analysis based on discursive textual analysis. The criteria for analysis included: location of the subject in the textbook; nomenclature and notation used; definition provided and whether it is linked to some historical, mathematical or experimental method of determination; presence of the historical context and the development of the concept over the years; which subjects are related to valence; and which uses and applications were given to valence in the textbooks. The main results of such analysis include: the absence of in-depth discussions about the history of science; the importance given to the concept of valence by the authors; the existence of a transition period from the classical to the electronic concept of valence, which occurred shortly after the construction of the electronic concept by scientists; and a shift in the focus of chemical science presented in the textbooks, which gradually fail to recognize the existence of uncertainties and gaps in chemical knowledge.
 
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Fecha de Publicación
2018-11-23
 
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