• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.81.2009.tde-24022011-102119
Documento
Autor
Nombre completo
Mari Inez Tavares
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2009
Director
Tribunal
Rezende, Daisy de Brito (Presidente)
Marcondes, Maria Eunice Ribeiro
Schnetzler, Roseli Pacheco
Título en portugués
Um olhar sobre a educação continuada em Ciências de professores das Séries Iniciais no Estado de São Paulo
Palabras clave en portugués
construtivismo
ensino de Ciências
formação de professores
Resumen en portugués
A presente dissertação insere-se na linha de pesquisa formação continuada de professores. Pretendeu-se analisar o percurso de dois cursos de formação continuada de professores das séries iniciais em ciências que tinham por finalidade construir e discutir o conceito de transformação de materiais, além de favorecer uma reflexão a respeito do ensino de ciências para crianças através da criação de atividades experimentais, além do fortalecimento da autonomia dos professores cursistas. O contexto escolhido foi a utilização de um material didático que possui as suas atividades orientadas pela metodologia construtivista (PROQUIM). Esta investigação realizou-se com o corpo docente das séries iniciais de duas escolas: denominadas respectivamente de escolas "A" e "B". A primeira localizada na região central da cidade de São Paulo e a segunda localizada na Zona Leste do mesmo município. Ao todo participaram 37 professores. Esta investigação foi dividida em duas partes intimamente ligadas: a primeira abrangendo o convite ao curso de formação continuada, o próprio curso em si e a criação de atividades experimentais para crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental. A segunda envolveu entrevistas com os professores após um ano decorrido o curso de formação. Esta entrevista teve por finalidade verificar se houve influência ou não do curso de formação continuada nas concepções dos professores a respeito do ensino de ciências para crianças que freqüentam as séries iniciais. A metodologia de análise consistiu na análise do conteúdo proposta por Laurence Bardin das respostas dadas às atividades desenvolvidas, à entrevista realizada com alguns professores envolvidos e do texto produzido pelos alunos dos professores entrevistados. Pode-se concluir da investigação que os professores que foram influenciados pelo curso desenvolveram aulas experimentais que envolvia diálogos em pequeno e grandes grupos que também influenciaram as crianças, pois estas não tiveram dificuldade em expressar-se por escrito causas e conseqüências. Já as crianças dos professores que não foram influenciados pelo curso que mantiveram a sua prática docente semelhante àquela de quando se formaram na Habilitação Específica para o Magistério, além da dificuldade de expressar-se por escrito sobre causas e conseqüências, elaboraram o texto como se fosse uma cópia de texto de livro didático. A nossa perspectiva é que no futuro este estudo de caso possa colaborar com ações de formação continuada em Ciências para professores das séries iniciais no que tange à metodologia de curso e na reorganização de livros didáticos de ciências destinados para crianças no que se refere à inclusão de atividades experimentais.
Título en inglés
A wiew on the science formation of Elementary school teachers in na in service short course. 2009
Palabras clave en inglés
elementary school
science teaching
teacher in service formation
Resumen en inglés
The present study focuses on the in service formation in science of Elementary school teachers. The goal of this work was to unveil the influence of a short course on the teachers practice in classrooms in what regards science teaching to the children. To achieve this goal we employed a constructivist teaching strategy. The public involved in the work was constituted of 27 teachers of two different schools settled in São Paulo city. The investigation involved an in service course and interviews with some of the teachers besides some activities with their students. The data were collected from the sources through content analysis employing the propositions from Laurence Bardin. We conclude that part of the teachers were influenced by the activities developed in the course and a more intensive in service modality coud be more effective.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Mari_Inez_Tavares.pdf (3.37 Mbytes)
Fecha de Publicación
2011-03-28
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.