• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.81.2009.tde-24022011-102119
Documento
Autor
Nome completo
Mari Inez Tavares
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2009
Orientador
Banca examinadora
Rezende, Daisy de Brito (Presidente)
Marcondes, Maria Eunice Ribeiro
Schnetzler, Roseli Pacheco
Título em português
Um olhar sobre a educação continuada em Ciências de professores das Séries Iniciais no Estado de São Paulo
Palavras-chave em português
construtivismo
ensino de Ciências
formação de professores
Resumo em português
A presente dissertação insere-se na linha de pesquisa formação continuada de professores. Pretendeu-se analisar o percurso de dois cursos de formação continuada de professores das séries iniciais em ciências que tinham por finalidade construir e discutir o conceito de transformação de materiais, além de favorecer uma reflexão a respeito do ensino de ciências para crianças através da criação de atividades experimentais, além do fortalecimento da autonomia dos professores cursistas. O contexto escolhido foi a utilização de um material didático que possui as suas atividades orientadas pela metodologia construtivista (PROQUIM). Esta investigação realizou-se com o corpo docente das séries iniciais de duas escolas: denominadas respectivamente de escolas "A" e "B". A primeira localizada na região central da cidade de São Paulo e a segunda localizada na Zona Leste do mesmo município. Ao todo participaram 37 professores. Esta investigação foi dividida em duas partes intimamente ligadas: a primeira abrangendo o convite ao curso de formação continuada, o próprio curso em si e a criação de atividades experimentais para crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental. A segunda envolveu entrevistas com os professores após um ano decorrido o curso de formação. Esta entrevista teve por finalidade verificar se houve influência ou não do curso de formação continuada nas concepções dos professores a respeito do ensino de ciências para crianças que freqüentam as séries iniciais. A metodologia de análise consistiu na análise do conteúdo proposta por Laurence Bardin das respostas dadas às atividades desenvolvidas, à entrevista realizada com alguns professores envolvidos e do texto produzido pelos alunos dos professores entrevistados. Pode-se concluir da investigação que os professores que foram influenciados pelo curso desenvolveram aulas experimentais que envolvia diálogos em pequeno e grandes grupos que também influenciaram as crianças, pois estas não tiveram dificuldade em expressar-se por escrito causas e conseqüências. Já as crianças dos professores que não foram influenciados pelo curso que mantiveram a sua prática docente semelhante àquela de quando se formaram na Habilitação Específica para o Magistério, além da dificuldade de expressar-se por escrito sobre causas e conseqüências, elaboraram o texto como se fosse uma cópia de texto de livro didático. A nossa perspectiva é que no futuro este estudo de caso possa colaborar com ações de formação continuada em Ciências para professores das séries iniciais no que tange à metodologia de curso e na reorganização de livros didáticos de ciências destinados para crianças no que se refere à inclusão de atividades experimentais.
Título em inglês
A wiew on the science formation of Elementary school teachers in na in service short course. 2009
Palavras-chave em inglês
elementary school
science teaching
teacher in service formation
Resumo em inglês
The present study focuses on the in service formation in science of Elementary school teachers. The goal of this work was to unveil the influence of a short course on the teachers practice in classrooms in what regards science teaching to the children. To achieve this goal we employed a constructivist teaching strategy. The public involved in the work was constituted of 27 teachers of two different schools settled in São Paulo city. The investigation involved an in service course and interviews with some of the teachers besides some activities with their students. The data were collected from the sources through content analysis employing the propositions from Laurence Bardin. We conclude that part of the teachers were influenced by the activities developed in the course and a more intensive in service modality coud be more effective.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Mari_Inez_Tavares.pdf (3.37 Mbytes)
Data de Publicação
2011-03-28
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2020. Todos os direitos reservados.