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Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.81.2012.tde-25022013-131732
Document
Auteur
Nom complet
Ricardo Murilo de Paula
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2012
Directeur
Jury
Rezende, Daisy de Brito (Président)
Maximiano, Flavio Antonio
Beltran, Maria Helena Roxo
Titre en portugais
Representações sociais sobre orgânica de estudantes de ensino médio na cidade de Jundiaí
Mots-clés en portugais
Ensino Médio
Ensino-aprendizagem
Jundiaí
Orgânico
Representação social
Resumé en portugais
Este estudo tem como objetivo investigar as Representações Sociais de estudantes do Ensino Médio sobre o termo indutor "orgânico." O trabalho foi desenvolvido em duas escolas da rede pública estadual de Jundiaí/SP, uma regular e, outra, técnica, à luz da Teoria das Representações Sociais. Para analisar a estrutura dessas representações utilizou-se como suporte teórico e metodológico a Teoria do Núcleo Central. A escolha da palavra deve-se à polissemia do termo e ao contexto em que ele é usado, podendo haver diferentes significados, como o biológico (vida e seres vivos, por exemplo), o da agricultura (agricultura orgânica) e o da alimentação (alimentos orgânicos). Para o conhecimento químico, o termo orgânico está relacionado ao estudo das propriedades e transformações de materiais que apresentam em suas estruturas o elemento químico carbono. As evocações recolhidas de 635 estudantes, através de um questionário de questões de livre evocação e hierarquização de palavras, foram, posteriormente, analisadas pelas técnicas de Análise de Conteúdo, segundo a proposta de Bardin, e da Análise Estrutural das Representações Sociais, de Abric, permitindo, assim, identificar e entender as relações e os sentidos que os alunos estabeleciam para o termo "orgânico". As principais perspectivas apresentadas pelos estudantes investigados remetem a sentidos ambientalistas - voltados à seletividade do lixo e à natureza (como lócus de origem e produção de compostos orgânicos) - e de alimentação - relacionados a alimentos, especialmente os orgânicos, que promovam a saúde e bem estar do corpo. Essas constatações sinalizam que esses alunos, mesmo apresentando características específicas relativas a seus "micro" grupos sociais, compartilham das mesmas Representações Sociais sobre "orgânico" e, assim, possivelmente constituam um mesmo "macro" grupo social - estudantes de Ensino Médio da cidade de Jundiaí.
Titre en anglais
Social representations of high school students from the Jundiai city about "organic"
Mots-clés en anglais
High school
Jundiai
Organic
Social representation
Teaching-learning
Resumé en anglais
This study aims to investigate the Social Representations of "organic" to the high school students of a technical school and a regular governmental school settled in the City of Jundiai (São Paulo State, Brazil) in the scope of the Theory of Social Representations. In order to analyze the structure of those representations it has been used as theoretical and methodological support the Central Nucleus Theory. The choice of the inductor word is due to its various meanings in different contexts, such as biological (life, living beings), agricultural (organic farming) and food (organic food). Concerning the chemical knowledge, the term organic is related to studies of the properties and transformations of materials that contains in their chemical structures the Carbon element The data collected from 635 students, through a questionnaire composed of free evocation of words and ranking questions, were subsequently analyzed by the techniques of content´s analysis, as proposed by Bardin, and structural analysis of social representations, by Abric, allowing to identify and understand the relationships and meanings that the students established about the term "organic." In an overall way, the main perspectives of the surveyed students were focused on environmental aspects - as the wastage selectivity and the nature (comprehended as the locus of origin and production of organic compounds) - and nourishment - related to food, especially organic ones, which promote health and wellness of the body. These outcomes indicate that these students, even presenting specific characteristics related to their "micro" social groups, reveal the same social representations regarding "organic" what suggests that they might constitute a same "macro" social group - "High School students of the City of Jundiai.
 
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Date de Publication
2013-04-01
 
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