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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.81.2018.tde-25072018-142523
Documento
Autor
Nome completo
Ilza Mara Barros Lourenço
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2003
Orientador
Banca examinadora
Marzorati, Liliana (Presidente)
Almeida, Regina Araujo de
Baumel, Roseli Cecilia Rocha de Carvalho
Título em português
Ensino de química: proposição e testagem de materiais para cegos
Palavras-chave em português
Deficiente Visual
Espaço Tridimensional
Inclusão Social
Modelos Moleculares
Resumo em português
o processo de inclusão social do aluno portador de deficiência visual é facilitado pela adoção de estratégias pedagógicas, e pela utilização de materiais didáticos adequados. Neste trabalho, com o objetivo de facilitar a compreensão de conceitos químicos básicos, desenvolvemos um material didático, constituído de bolas texturizadas, que representam elementos qUlmlcos freqüentemente citados em aulas de Química de nível introdutório. Este material permite que o aluno, por meio do toque, e com o uso de uma legenda escrita em Braille, reconheça os elementos químicos em uma Tabela Periódica, especialmente montada para tal fim. Utilizando este modelo texturizado, o aluno pode, também, estabelecer ligações entre átomos, montar moléculas e cadeias de compostos orgânicos. Desta forma, a tridimensionalidade molecular pode ser melhor compreendida. O material instrucional foi testado com alunos de classes variadas, pertencentes à oitava série do ensino fundamental ou a uma das séries do ensino médio, sendo demonstrada sua eficiência. Além disso, em paralelo, procurou-se conhecer as idéias de professores, diretamente envolvidos com a educação especial, com relação à inclusão social de alunos deficiente visuais .
Título em inglês
Ensino de química: proposição e testagem de materiais para cegos
Palavras-chave em inglês
Molecular Models
Social Inclusion
Three-Dimensional Space
Visual Impairment
Resumo em inglês
Special educational strategies and specific instructional material are needed in order to promote School and Social inclusion of students with visual impairment. In this work, we present our results on the development and testing of a new instructional material , composed of a specially designed Periodic Table of elements in which the na me of each element is written according to the Braille system, and some elements are represented by texturized balls. The tactile recognition of elements and names were very helpful in developing basic concept on chemical bonding and chemical properties of elements and compounds. Using texturized ball and stick models, High School students with visual impairment were also able to construct physical representations of organic and inorganic molecules, as well as of some hydrocarbon molecular chains. These three dimension structural models allowed for a proper insight on the space orientation of simple molecules. Some teachers' ideas on the process of Social inclusion of students with visual impairment are also presented and discussed.
 
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Data de Publicação
2018-08-02
 
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