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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.81.2013.tde-28042014-204357
Documento
Autor
Nome completo
Sandra Regina Brandini Souza
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2013
Orientador
Banca examinadora
Matos, Mauricio dos Santos (Presidente)
Abib, Maria Lucia Vital dos Santos
Adas, Sergio
Título em português
As dimensões ambientais em teses e dissertações relacionadas à formação de professores de disciplinas da área de Ciências da Natureza
Palavras-chave em português
Educação Ambiental
Formação de Professores
Meio Ambiente
Resumo em português
Analisou-se teses e dissertações relacionadas à formação de professores de disciplinas da área de Ciências da Natureza, defendidas no período de 1987 a 2011, buscando-se identificar a presença de dimensões ambientais (DA) e as principais características dessa produção. O corpus de análise foi definido a partir da recuperação e seleção de resumos de teses e dissertações disponíveis no Banco de Teses da CAPES. O processo de recuperação foi realizado por meio do uso de combinações de palavras-chave que se mostraram representativas e com potencial para recuperação do conjunto de interesse. Após essa etapa, todos os resumos recuperados foram lidos e analisados, o que resultou na seleção final de um conjunto de 1042 resumos de teses e dissertações relacionadas à formação de professores de disciplinas da área de Ciências da Natureza, como também de um subconjunto de 101 resumos (9,7%) que mostraram contemplar alguma DA. O procedimento de análise ocorreu em duas etapas. Na primeira, executou-se um estudo quantitativo, a partir da comparação de alguns descritores previamente definidos. Na segunda etapa, a partir da construção de categorias de análise, caracterizou-se as dimensões ambientais presentes nos resumos, apropriando-se da metodologia de análise de conteúdo, segundo Bardin (2010). Como resultado, observou-se uma tendência de crescimento tanto nas pesquisas relacionadas à formação de professores de disciplinas da área de Ciências da Natureza, quanto em seu subconjunto que apresentou alguma DA. No entanto, observou-se que a DA apareceu nas pesquisas somente a partir de 1998, apresentando um crescimento irregular no período analisado, porém mostrando uma tendência de crescimento nos últimos três anos. O processo de categorização do subconjunto de 101 resumos resultou na identificação de dez categorias de análise que expressam as DA. No que diz respeito às DA encontradas a partir das dez categorias, constatou-se que os termos mais recorrentes no subconjunto são Meio Ambiente na categoria "Conceito Ambiental" e Educação Ambiental na categoria "Campo/ Área de Conhecimento/Pesquisa de Caráter Ambiental", sendo, portanto, as DA mais representativas no subconjunto de 101 teses e dissertações, sugerindo, a partir dos termos encontrados, a influência dos documentos oficiais e legislações que institucionalizam a Educação Ambiental de forma direta ou indireta em todos os níveis e modalidades de ensino. Conclui-se, portanto, que o campo de pesquisa sobre formação de professores de disciplinas da área de Ciências da Natureza também se apropria das discussões que vêm se apresentando nos principais eventos de Educação Ambiental no Brasil. Espera-se que este trabalho tenha contribuindo com os diversos mapeamentos que estão sendo realizados, tanto no campo de pesquisas sobre formação de professores de disciplinas da área de Ciências da Natureza, como no de Educação Ambiental.
Título em inglês
Environmental dimensions in thesis and dissertations related to teachers education in the disciplines of the field of the Nature Sciences
Palavras-chave em inglês
Education Environment
Environmental
Teacher Education
Resumo em inglês
Thesis and dissertations related to the education teachers in the disciplines of the field of the Sciences of the Nature, defended within the period of 1987 to 2011 have been analyzed, aiming to identify the presence of Environmental Dimensions (ED) and the main characteristics of such production. The corpus of the analysis has been defined based upon recovery and selection of abstracts of thesis and dissertations available at the Thesis Database from CAPES. The recovery process was done by using combined keywords that were meant to be representative and with high potential of retrieve the set of information proposed. After this step, all recovered abstracts were read and analyzed, which lead to the selection of a final set of 1042 abstracts of thesis and dissertations related to the teachers education in the disciplines of the field of the Nature Sciences, as well as a subset of 101 abstracts (9,7%) some that shown some ED. The procedure of the analysis was performed in two steps. In the first step, a quantitative study, from the comparison of some previously defined descriptors was performed. In the second step, upon the construction of analysis categories, the environmental dimensions existing at the abstracts were characterized, using the methodology of the content analysis, according to Bardin (2010). As result, a growth either in researches related to teachers education in the disciplines of the field of the Nature Sciences, as in its subset that presented some EA, was observed. However, it was observed that the ED appears in researches only 1998, presenting an irregular growth within the analyzed period, albeit picturing a trend to growth in the latest three years. The categorization process the 101 abstracts subset resulted in the identification of ten categories of analysis the express the ED. In regards of the ED found based upon the 10 categories, it has been reckoned that the most recurring designations in the subsets are Environment at the category "Environmental Concept" and Environmental Education in the category "Field/Area of Knowledge/Research of Environmental Shape", being, therefore, the most representatives ED in the subset of the 101 abstracts, suggesting, from the found terms, the influence of the official documents and legislation that direct or indirectly enact Environmental Education at all levels and modes of teaching. It has been concluded, therefore, that the field of the research about the formation of teachers in the subjects of area of the Nature Sciences also appropriates of the discussions that are presenting themselves in the main events of the Environmental Education in Brazil. It is expected that this study has contributed with the several mappings that are being conducted either in the field of teachers education research the disciplines of the area of Nature Sciences, as in Environmental Education.
 
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Data de Publicação
2014-05-05
 
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