• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.81.2019.tde-02052019-170337
Documento
Autor
Nombre completo
Érica Cristina de Oliveira Roberto
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2019
Director
Tribunal
Silva, Rosana Louro Ferreira (Presidente)
Lamas, Adriana Pugliese Netto
Silva, Paulo Fraga da
Título en portugués
Relacionando os conhecimentos de uma mídia audiovisual e de estudantes do ensino médio sobre o tema biodiversidade
Palabras clave en portugués
Biodiversidade
Educação ambiental crítica
Educação científica
Mídia
Resumen en portugués
O tema biodiversidade apresenta elevado potencial pedagógico para a abordagem não apenas de conteúdos científicos, mas de conhecimentos relativos às questões sociais, políticas e valorativas. Considerando-se que o processo educativo deve ser permeado por três dimensões da práxis humana, - conceitos, valores e formas de atuação/participação -, a temática é importante para o trabalho pedagógico com estas dimensões, aproximando a educação científica e a educação ambiental crítica. Esta pesquisa teve como objetivo compreender as dimensões referentes a conteúdos científicos, valores e formas de atuação que estão presentes no conteúdo de uma mídia audiovisual com a temática da biodiversidade, bem como nas interpretações de dois grupos de estudantes do ensino médio, antes e após a exibição desta mídia, estabelecendo aproximações e distanciamentos para a construção de uma visão mais ampla (holística) do conceito de biodiversidade pelos estudantes. Os referencias teóricos abordam a relação entre educação científica e educação ambiental crítica, a temática da biodiversidade, o uso de mídias nos processos educativos e a abordagem socio-histórica. O estudo apresenta abordagem predominantemente qualitativa, usando técnicas do grupo focal e de análise de conteúdo para a categorização e entendimento dos dados. Os resultados confirmaram a amplitude do conceito de biodiversidade quando são considerados conhecimentos que vão além das definições biológicas do termo. Conhecimentos relativos à forma de atuação foram os mais presentes nas interpretações dos estudantes dos grupos focais, enquanto que na mídia audiovisual destacaram-se os conhecimentos valorativos, sobretudo os de ordem utilitária da biodiversidade. Na esfera de conteúdos científicos, o conceito de biodiversidade referente à diversidade de espécies foi o mais citado nos grupos focais, enquanto que o vídeo abordou mais frequentemente a medição da biodiversidade enfatizando a riqueza de espécies. Na esfera de valores, a valoração utilitária da biodiversidade foi amplamente citada nos grupos focais e no vídeo. Por último, na esfera de atuação, interpretações sobre o envolvimento na preservação da biodiversidade predominaram no grupo 1; no grupo 2, a responsabilização pelos problemas socioambientais; na mídia, políticas para a preservação da biodiversidade. Constatamos, finalmente, que o uso da mídia audiovisual permitiu aproximações e distanciamentos com os conhecimentos apresentados pelos estudantes, reforçando que os indivíduos interpretam as informações da mídia de diferentes modos, já que cada um traz consigo uma bagagem de conhecimentos anteriores à vida escolar. O uso da mídia audiovisual e a promoção de debates em sala de aula pode contribuir tanto para uma educação ambiental crítica quanto para a reprodução de uma visão conservadora e pragmática, as mais frequentes nos dados estudados; daí a importância da intervenção pedagógica do professor, encaminhando a discussão para uma perspectiva crítica.
Título en inglés
Relating the knowledge that an audiovisual media provides with and high school students knowledges about biodiversity
Palabras clave en inglés
Biodiversity
Critical Environmental Education
Media
Scientific Education
Resumen en inglés
The theme biodiversity presents a great pedagogical potential in approaching not only scientific content but also the knowledge related to social, political and value issues. Considering that educational processes must be permeated by the three dimensions of human praxis - concepts, values, and forms of action/participation -, the theme is important for the pedagogical work within these dimensions, approaching scientific education and critical environmental education. This research aimed to understand the dimensions related to the scientific contents, values, and forms of action that are present in the content of an audiovisual media with the theme of biodiversity, as well as in the interpretations of two groups of high school students, before and after the media exhibition. We analyzed the transcribed contents and established approximations and distances to build a broader (holistic) view of the concept of biodiversity by students. Theoretical references deal with the relationship between scientific education and critical environmental education, the theme of biodiversity, the use of media in educational processes and the socio-historical approach. Our study presents a predominantly qualitative approach, using focal group techniques and content analysis to categorize and understand the data. The results confirmed the amplitude of the biodiversity concept when considering the knowledge that goes beyond the biological definitions of the term. Knowledge about the way of acting was the most present in the interpretations of the students of the focus groups, while in the audiovisual media the valuation knowledge was emphasized, especially those of a utilitarian order of biodiversity. In the sphere of scientific content, the biodiversity concept of species diversity was the most cited in the focus groups, while the video focused more often on measuring biodiversity by emphasizing species richness. In the sphere of values, the utilitarian valuation of biodiversity was widely cited in focus groups and in the video. At last, in the sphere of action, interpretations on involvement in the preservation of biodiversity predominated in group 1; in group 2, the responsibility for socio-environmental problems; and in the media, policies for the preservation of biodiversity. Finally, we have found that the use of audiovisual media allowed approximating and distancing with students' knowledge, reinforcing that individuals interpret media information in different ways since each one carries with it a baggage of knowledge prior to school life. The use of audiovisual media and the promotion of classroom debates can contribute both to a critical environmental education and to the reproduction of a conservative and pragmatic view, the most frequent in the data studied; hence the importance of a pedagogical intervention of the teacher directing the discussion to a critical perspective.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2019-05-06
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.