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Mémoire de Maîtrise
DOI
Document
Auteur
Nom complet
Marcia Cristina Bacic
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2017
Directeur
Jury
Silva, Rosana Louro Ferreira (Président)
Bizerra, Alessandra Fernandes
Thiemann, Flavia Torreão Correa da Silva
Titre en portugais
Análise de mídias audiovisuais sob a perspectiva da educação ambiental crítica e dos professores da educação básica
Mots-clés en portugais
Educação Ambiental Crítica
Mídias
Professores da Educação Básica
Resumé en portugais
A investigação aqui relatada teve como objetivo central analisar os elementos que do conteúdo de biodiversidade em duas mídias audiovisuais selecionadas sob as perspectivas da educação ambiental crítica e dos professores da educação básica. O levantamento bibliográfico versou sobre os temas educação ambiental crítica, mídia e educação ambiental, mediação, biodiversidade e realidade socioambiental do Vale do Ribeira. Essa pesquisa tem natureza qualitativa e quantitativa, com predominância das análises qualitativas. Os instrumentos de tomada, tratamento e análise dos dados foram: análise de conteúdo das mídias, questionários e entrevistas semiestruturadas; tabulação e análise quantitativa (frequência) e qualitativa (conteúdo), utilizando como referenciais: Bardin (2011); Thiemann (2013) e Silva (2007). Como resultado da análise de conteúdo das mídias consideramos que uma apresenta perspectiva ambiental pragmática, enquanto a outra perspectiva crítica. Através da análise dos dados dos questionários foi evidenciado que os professores costumam utilizar mídias com fins de educação ambiental e propõem atividades a partir delas. A maioria das respostas apresentou características de abordagens conservadoras da educação ambiental. Quanto à avaliação das mídias pelos professores, a maioria se identificou com a de perspectiva crítica, apesar dela apresentar uma perspectiva ambiental diferente daquela expressa nas respostas ao questionário. As entrevistas mostraram uma identificação dos professores com a temática desenvolvida nos vídeos. Os problemas e os conflitos ambientais apresentados nos vídeos eram similares aos enfrentados na região em que os professores residem e desenvolvem suas atividades profissionais. Acreditamos que o instrumento utilizado para a análise dos vídeos possa ser utilizado em outros contextos para promover maior compreensão dos elementos que compõem o conteúdo ambiental veiculado e a partir do aprofundamento em nossas análises e referenciais teóricos desenvolvemos uma proposta critérios para a escolha de materiais audiovisuais com fins didáticos para a educação ambiental.
Titre en anglais
Analysis of audiovisual media from the perspective of critical environmental education and teachers of basic education.
Mots-clés en anglais
Basic Education Teachers
Critical Environmental Education
Media
Resumé en anglais
The research here reported had as its central objective to analyze the elements of biodiversity content in two selected audiovisual media under the perspectives of critical environmental education and teachers of basic education. The bibliographical survey focused on the themes critical environmental education, media and environmental education, mediation, biodiversity and socio-environmental reality of the Ribeira Valley. This research has a qualitative and quantitative nature, with predominance of qualitative analyzes. The data collection, treatment and analysis instruments were: content analysis of the media, questionnaires and semi-structured interviews; tabulation and quantitative (frequency) and qualitative (content) analysis, using as reference: Bardin (2011); Thiemann (2013) and Silva (2007). As a result of the analysis of media content we consider that one presents pragmatic environmental perspective, while the other critical perspective. Through the analysis of the data of the questionnaires it was evidenced that the teachers usually use medias for purposes of environmental education and propose activities from them. Most of the answers presented characteristics of conservative approaches to environmental education. As for media evaluation by teachers, most of them identified with a critical perspective, although it presents an environmental perspective different from that expressed in the responses to the questionnaire. The interviews showed an identification of the teachers with the theme developed in the videos. The environmental problems and conflicts presented in the videos were similar to those encountered in the region where teachers reside and carry out their professional activities. We believe that the instrument used for the analysis of the videos can be used in other contexts to promote a better understanding of the elements that make up the environmental content conveyed and from the deepening in our analyzes and theoretical references we have developed a proposal criteria for the selection of audiovisual materials with educational purposes for environmental education.
 
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Date de Publication
2019-05-29
 
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