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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.81.2019.tde-09122019-180109
Document
Auteur
Nom complet
Camila Martins
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2019
Directeur
Jury
Silva, Rosana Louro Ferreira (Président)
Bacci, Denise de La Corte
Iared, Valeria Ghisloti
Oliveira, Haydee Torres de
Tullio, Ariane di
Titre en portugais
Dimensões e indicadores de educação ambiental: análise de uma experiência de formação de professores em zoológico
Mots-clés en portugais
Espaços não-formais
Formação continuada de professores
Hermenêutica.
Pedagogia de projetos
Resumé en portugais
Os zoológicos, enquanto espaços que apresentam como pilar institucional o desenvolvimento de programas educativos, possuem a escola como seu maior público e, neste sentido, uma grande possibilidade de articular processos formativos que contribuam para a formação crítica, reflexiva e protagonista de professores da educação básica. Sendo assim, a presente pesquisa de doutorado pretendeu trazer contribuições para a compreensão da interface entre zoológicos e formação docente por meio da análise de um processo específico de formação continuada de professores em educação ambiental oferecido por um zoológico paulista, com o objetivo de identificar as dimensões educativas, potencialidades e fragilidades do programa, bem como uma proposta de indicadores para avaliação de práticas de formação de professores. A pesquisa foi desenvolvida em uma perspectiva de educação ambiental crítica com embasamento teórico da hermenêutica filosófica de Gadamer, utilizando como metodologia o estudo de caso intrínseco. Para a análise de um recorte histórico de 6 anos de existência do referido programa de formação (2010-2016) foram realizadas análise documental, entrevistas com idealizadoras do programa, aplicação de questionários e grupo focal com os professores participantes do curso e análise de projetos educativos desenvolvidos pelos mesmo. A partir das potencialidades e dificuldades identificadas na análise dos diálogos e diferentes visões apresentadas pelos sujeitos da pesquisa, foram criados 20 indicadores para a avaliação de práticas de formação de professores que possuem articulações com espaços não formais, os quais estão vinculados a quatro dimensões: conhecimentos, valores, participação e formação pedagógica. Tais indicadores trazem sugestões e problematizam temáticas e elementos que podem ser incorporados em práticas que visam uma perspectiva de formação crítica e de desenvolvimento profissional docente consistente com uma pedagogia reflexiva e crítica, que dialoga sobre a autonomia e atuação na realidade destes profissionais.
Titre en anglais
Dimensions and indicators of environmental education: analysis of an experience of teacher training in zoos
Mots-clés en anglais
Educational projects
Hermeneutics.
Informal learning
Teacher's continuous training course
Resumé en anglais
Zoos, as a space that presents as institutional pillar the development of educational programs, has the school as its largest audience and, in this sense, a great possibility of articulating training processes that contribute to the critical, reflexive and protagonist development of primary education teachers. Thus, the present PhD research aimed to bring contributions in the understanding of the interface between zoos and teacher training through the analysis of a specific teacher's continuous environmental education teacher training offered by a zoo in São Paulo, with the objective of identifying the educational dimensions, potentialities and weaknesses of the program, as well as a proposal of indicators for evaluation of teacher training practices. The research was developed from a perspective of critical environmental education with theoretical foundation of the philosophical hermeneutics of Gadamer, using as methodology the intrinsic case study. For the analysis of a temporal cut that represents 6 years of existence of the training program (2010-2016), were made document analysis, interviews with of the program creators, questionnaires administration and focus groups with the teachers participating in the course, as well as the analysis of the projects developed by them. From the potentialities and difficulties identified in the analysis of the dialogues and different views presented by the research subjects, 20 indicators were created to evaluate teacher training practices that have articulations with non-formal spaces, which are linked to four dimensions: knowledge, values, participation and pedagogical training. These indicators provide suggestions and problematize themes and elements that can be incorporated into practices that aim at a perspective of critical and professional teacher development consistent with a reflexive and critical pedagogy that brings autonomy and action in the reality of the teacher.
 
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Camila_Martins.pdf (4.29 Mbytes)
Date de Publication
2019-12-20
 
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