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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.81.2019.tde-09122019-181212
Documento
Autor
Nome completo
Mariana Tambellini Faustino
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Silva, Rosana Louro Ferreira (Presidente)
Bonzanini, Taitiâny Karita
Altarugio, Maisa Helena
Kawasaki, Clarice Sumi
Obara, Ana Tiyomi
Título em português
Mídia e Educação Ambiental na formação continuada de professores: mobilizando saberes docentes e a consciência crítica
Palavras-chave em português
Educação Ambiental
formação continuada do professor
mídias
pensamento crítico.
saberes do docente
Resumo em português
Esta investigação é baseada em referenciais teóricos de três grandes áreas, a formação de professores, a Educação Ambiental e a alfabetização midiática. Buscamos identificar como uma formação continuada de professores sobre Educação Ambiental crítica e a alfabetização midiática pôde mobilizar a construção e reestruturação de saberes docentes e quais indícios da tomada de consciência crítica pelos professores foram observados durante o processo? Para responder à questão desta pesquisa, planejamos e desenvolvemos cinco oficinas de formação continuada para professores da Rede Pública Estadual de São Paulo sobre Educação Ambiental crítica e alfabetização midiática, gravamos os áudios das oficinas e coletamos os materiais desenvolvidos pelos professores durante o processo formativo. A pesquisa apresenta cunho qualitativo, na qual realizamos uma análise de conteúdo dos dados provenientes de um formulário online respondido pelos professores, de atividades produzidas durante as oficinas, dos relatos de experiência sobre as intervenções que foram desenvolvidas pelos professores em suas escolas e dos relatos de reflexão crítica, os quais foram elaborados ao término do processo formativo. Os resultados apontam que, durante o processo formativo, os professores mobilizaram diferentes saberes docentes e apresentaram indícios de ampliação da consciência crítica quanto às práticas de Educação Ambiental que desenvolviam e às tendenciosidades presentes nas mídias. Em relação ao processo formativo, pudemos evidenciar na própria fala dos professores a relevância de garantir um momento para que eles relatassem e refletissem sobre suas próprias práticas, possibilitando assim trocas de experiências. A pesquisa contribui para a construção de conhecimento da área ao apresentar que a práticas de avaliação e criação de mídias podem agregar elementos críticos às intervenções didáticas de Educação Ambiental e ainda, ao evidenciar que professores ressiginificam individual e coletivamente os conteúdos veiculados em uma mídia televisiva. Nesse sentido, trazemos evidências de que a abordagem conjunta entre Educação Ambiental crítica e alfabetização midiática em contextos de formação de professores gera grande potencial para o desencadeamento de discussões mais conscientes quanto às questões socioambientas e à natureza midiática, assim como em relação aos conteúdos veiculados. Dessa forma, enfatizamos a necessidade de ampliação de formações docentes e de investigações que trabalhem tais áreas em conjunto em novos contextos formativos.
Título em inglês
Media and Environment Education in in-service teacher training: mobilizing teacher knowledge and critical consciousness
Palavras-chave em inglês
critical thinking.
environmental education
media
teacher knowledge
teacher trainning
Resumo em inglês
The present research is based on theoretical references of three areas, teacher training, environmental education and media literacy. We intend to identify how an in-service teacher training program about critical environmental education and media literacy, could mobilize the construction and reconstruction of teacher knowledge and what evidence of teacher's critical awareness was observed during the process? To answer this question, we planned and developed five workshops of in-service teacher training for teachers from Public Education schools of São Paulo.We recorded workshop audios and collected the materials made by teachers during the training process. The research present a qualitative approach, in which we developed an content analysis of the data coming from an online form answered by the teachers, the activities they did during the workshops, their reports of experience about the interventions that were developed at school and their reflection reports which were elaborated at the end of the training process. The results show that during the formative process the teachers mobilized different teachers' knowledge, among them those of experience. The teachers also presented more critical awareness, mainly about the environmental education practices they developed, and the biases presented by media when addressing social and environmental issues. As for the formative process, we highlighted the importance of ensuring a moment for teachers to reflect on their own practices and also allowing the exchange of experience between them. The research contributes to the area's knowledge by indicating that the critical reading of media or their creation can add critical elements to the didactic interventions of environmental education and also, by showing that teachers individually and collectively re-signify the content addressed by a television medium. We believe that the joint approach between critical environmental education and media literacy in teacher training contexts has generated great potential for triggering more critical discussions regarding socio-environmental issues and the media nature. We emphasize the need to expand teacher training and scientific investigations in view of the limits of the present investigation and the variety of contexts that can be researched.
 
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Data de Publicação
2019-12-20
 
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