• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.81.2019.tde-17122019-164649
Documento
Autor
Nombre completo
Caio Seiji Nagayoshi
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2019
Director
Tribunal
Scarpa, Daniela Lopes (Presidente)
Nunes Neto, Nei de Freitas
Prestes, Maria Elice de Brzezinski
Ramos, Mauricio de Carvalho
Velasco, Patricia Del Nero
Título en portugués
A Filosofia Da Ciência Em Livros Didáticos De Filosofia: Contribuições Para O Ensino De Ciências
Palabras clave en portugués
Biologia - Estudo e ensino
Ciência
Ensino
Filosofia da ciência
Livro didático.
Resumen en portugués
Na área de ensino de ciências, há um consenso de que a alfabetização científica deve envolver não só o conhecimento de teorias e conceitos científicos, mas, também, a compreensão da natureza da ciência (NdC). As discussões sobre a NdC se apoiam em disciplinas acadêmicas como a filosofia e a história da ciência. Ao mesmo tempo, a filosofia da ciência é um ramo da filosofia e, como tal, pode ser ensinada como parte do ensino de filosofia. Contudo, a comunicação entre estas duas áreas é escassa. Buscando contribuir para tal diálogo, o presente trabalho procura caracterizar as imagens de ciência veiculadas pelos livros didáticos de filosofia do PNLD. A metodologia utilizada é baseada na análise de conteúdo. Foram analisados os trechos que tratam de temas relacionados à filosofia da ciência a partir de categorias elaboradas com base na literatura e nos próprios livros didáticos. Os resultados indicam que há: temas compartilhados entre ambas as áreas; temas específicos de cada área; e temas da filosofia da ciência não abordados em nenhum dos casos. Ainda, as imagens relacionadas a alguns dos temas variam entre os próprios livros e com relação às discussões em NdC. Tais resultados corroboram a convergência temática (mesmo que parcial) entre as áreas e a necessidade de diálogo entre ambas. Possíveis implicações para o ensino de ciências são discutidas.
Título en inglés
Philosophy of science in philosophy textbooks: contributions to science education.
Palabras clave en inglés
Biology - Study and Teaching
Philosophy of Science
Science
Teaching
Textbook
Resumen en inglés
It is consensual, in science education, that scientific literacy must involve not only the knowledge of scientific theories and concepts, but also an understanding of the nature of science (NOS). Discussions on NOS draw upon academic disciplines such as philosophy and history of science. At the same time, philosophy of science is a branch of philosophy and, as such, may be taught as part of philosophy education. However, the communication between these two fields is scarce. With the intent of contributing to such dialogue, this work seeks to characterize the images of science conveyed by philosophy textbooks. Methodology is based on content analysis. Excerpts dealing with philosophy of science-related topics were analyzed based on categories elaborated from the literature and the textbooks themselves. Results indicate there are: topics shared by both fields; topics specific to each field; and topics from philosophy of science not represented in any of them. The images vary among the textbooks and, in some cases, diverge from the discussions in NOS. Such results corroborate the thematic convergence, even if partial, between the two fields and the need of dialogue between them. Possible implications for science education are discussed.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2019-12-20
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2020. Todos los derechos reservados.