• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.81.2015.tde-21082015-164703
Document
Auteur
Nom complet
Marina Pereira Reis
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2015
Directeur
Jury
Guridi, Verónica Marcela (Président)
Barolli, Elisabeth
Viviani, Luciana Maria
Titre en portugais
Marcadores identitários do professor de biologia de Timor-Leste
Mots-clés en portugais
Construção da Identidade
Ensino de Biologia em Timor-Leste
Formação de Professores
Resumé en portugais
Após a independência, Timor-Leste firmou acordos de cooperação com o Brasil, iniciando a formação dos seus professores em Língua Portuguesa e reforçando, assim, sua posição de membro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Como resultado de um desses programas de formação de professores desenvolveu-se uma pesquisa empírica, cujos resultados ora são apresentados. Investigou-se a construção da identidade do professor timorense, em especial, o professor de Biologia, com base no estudo da relação entre a sua formação, sua prática docente e o contexto lestetimorense. Esse tipo de estudo justifica-se, em parte, pelo fato de que um dos grandes desafios de uma democracia é garantir à sua jovem e crescente população uma educação de qualidade que contribua para o exercício da cidadania, notadamente na formação técnico-científica-cultural. Assim, é fundamental o desenvolvimento de estudos sobre quem é o professor de Biologia que dá formação acadêmica a esse público. O estudo se reveste de importância também pela crescente quantidade de trabalhos de pesquisa que abordam essa questão na última década mostrando a necessidade de investigação sobre a identidade dos professores no contexto das sociedades contemporâneas. O trabalho metodológico foi estruturado na tradição qualitativo-interpretativa de pesquisa, com ênfase na pesquisa bibliográfica e documental, por meio da interpretação e análise de registros documentais e memoriais. Na análise dos dados, foi possível observar que os professores evidenciam em suas citações alguns temas que delas emergem e que refletem, a princípio, influências advindas da sua recente história de dominação e liberdade, sobrevivência e resistência.
Titre en anglais
Identity Markers of East Timorese Teachers of Biology
Mots-clés en anglais
Biology Teaching in Timor-Leste
Identity Building
Teachers Training
Resumé en anglais
After its independence, Timor-Leste signed up cooperation agreements with Brazil, starting a teachers' training program focused on the use of Portuguese language, therefore, reinforcing its position as a member of the Community of Portuguese Language Countries. As a result of one of these teachers' training programs, an empirical research was developed, and its results are presented in this essay. The focus of this research was on the identity building of East Timorese teachers, in particular the biology teacher, based on its relation among educational background, teaching practices and social context. This analysis is partially justified by the fact that ensuring quality education to a young and growing population in order to contribute to citizenship practice into technical, scientific, and cultural training is one of democracies' biggest challenges. Thus, it is essential to develop studies that research who is the biology teacher in charge of academic training of this public. This study is justified by the growing academic production about teaching identity on this last decade proving the need of investigation upon teacher's identity on contemporary societies. Methodological work was structured in qualitative and interpretative research tradition, with emphasis on bibliographical and documental research, through interpretation and analysis of interviews, documental registry, photographic records, videos and memorials. In the analysis of the data, it was found that teachers show through their quotes some themes that emerge and reflect influences from the recent history of domination and freedom, survival and resistance.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2015-08-24
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
Centro de Informática de São Carlos
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2020. Tous droits réservés.