• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.81.2017.tde-24012017-145756
Document
Auteur
Nom complet
Thiago Luis Silva de Oliveira
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2016
Directeur
Jury
Motokane, Marcelo Tadeu (Président)
Pereira, Marcelo
Valle, Mariana Guelero do
Titre en portugais
Influência dos propósitos epistêmicos e das ações típicas do professor na promoção da argumentação em aula investigativa de ciências
Mots-clés en portugais
Ações Típicas
Argumentação
Biologia - Estudo e ensino
Ensino por investigação
Propósitos epistêmicos
Resumé en portugais
A mediação do professor é fundamental para a construção de argumentos em aulas de Ciências. Nesse sentido torna-se importante estudar as interações discursivas entre professor e alunos. O presente trabalho teve por objetivo analisar como os propósitos e as ações do professor estimulam a argumentação dos alunos em uma aula investigativa de ciências. Para caracterizar a mediação do professor foi utilizada a ferramenta analítica "propósitos epistêmicos e ações típicas para promoção da argumentação" de Ferraz e Sasseron (2014) e de Ferraz (2015), enquanto que o layout de Toulmin (TAP) (2006) foi utilizado para identificar os elementos do argumento construídos pelos alunos. Foram identificados dois argumentos contendo os elementos básicos do TAP construídos coletivamente ao longo da aula. Durante a construção dos argumentos, o professor utilizou os propósitos retomar, problematizar, explorar e qualificar. As ações "retoma dado" e "explora ponto de vista" contribuíram para a construção do elemento dado. A construção da garantia deveu-se as ações "retoma conceito", "retoma informações", "explora ponto de vista" e "qualifica variáveis, objetos ou fenômenos". A construção do elemento conclusão foi promovida pela ação "propõe um problema". As ações "qualifica variáveis, objetos ou fenômenos", "qualifica explicações ou pontos de vista", "retoma informações" e "explora ponto de vista" auxiliaram na construção do elemento refutação do TAP. A maior frequência dos propósitos explorar e qualificar deveu-se ao esforço do professor em promover a avaliação de dados e garantias que os alunos estavam utilizando para a construção de suas conclusões sobre a presença ou não de seres vivos na amostra analisada.
Titre en anglais
The influence of epistemic purposes and typical actions of the teacher to promote argumentation in inquiry science class.
Mots-clés en anglais
Argumentation
Biology - Study and Teaching
Epistemic purposes
Inquiry-based Science Teaching
Typical Actions
Resumé en anglais
The mediation of the teacher is fundamental for the construction of arguments in science class. Like this it is important to study the discursive interactions between teacher and students. This study aimed to analyze how the teacher's purposes and actions stimulate the reasoning of students in an inquiry science class. The analytical tool "epistemic purpose and typical actions to promote the argumentation" (FERRAZ; SASSERON, 2014; FERRAZ, 2015) was used to characterize the mediation of the teacher while the Toulmin Argument Pattern (TAP) (2006) was used to identify argument elements built by students. Two arguments containing the basic elements of TAP collectively built along class were identified. During the construction of the arguments, the teacher used the purpose resume, problematize, explore and qualify. The actions "given recovery" and "explores view" contributed to the construction of the data element. The construction of the warrants was due to the actions "recovery concept", "recovery information", "explores points of view" and "qualifies variables, objects or phenomena". The construction element conclusion was promoted by the action "proposes the problem". The actions "qualifies variables, objects or phenomena", "qualifies explanations or points of view", "recovery information" and "explores perspective" helped in the construction of refutation element of TAP. The highest frequency of the purposes explore and qualify was due to the teacher's effort to promote the evaluation of data and warrants that students were using to build its conclusions on the presence or absence of living organisms in the sample.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2017-01-26
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2020. Tous droits réservés.